Agência Telebrasil
Expediente
Telebrasil



O SindiTelebrasil agora é Conexis Brasil Digital. Saiba mais.

Relator da PEC 45 diz que sistema tributário tem de ser confiável
Agência Telebrasil
08/09/2020

Ao participar do Painel Telebrasil 2020, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro disse que é preciso construir um texto capaz de dar segurança jurídica e previsibilidade a todos os setores produtivos e também de corrigir distorções, como a enfrentada pelas Telecomunicações, que pagam, em média, 46,7% de tributos.

O sistema tributário brasileiro precisa ter segurança jurídica, previsibilidade, neutralidade e progressividade para encerrar as distorções, como a enfrentada pelo setor de Telecomunicações, que paga, em média, 47% de tributos, uma das cargas mais elevadas do mundo.

A posição foi defendida pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro, relator da PEC 45, um dos três projetos que tratam da Reforma Tributária e que está na Câmara dos Deputados, ao participar do Painel Telebrasil 2020, na terça, 08/09. Ele prometeu entregar um texto até o final de setembro, para submissão ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a fim de que a pauta avance.

“A ideia é mitigar as situações existentes hoje em um sistema complexo, tendo um sistema mais simples que crie um ambiente melhor de negócios e com a confiabilidade que precisamos no País”, afirmou Ribeiro. O parlamentar insistiu na necessidade de mudanças que corrijam distorções e simplifiquem o ambiente tributário.

“Estamos trabalhando a PEC 45. A PEC 110 está no Senado e o relator é o senador Alberto Rocha. Tem ainda a proposta do governo, o PL 3.887/20, com a Contribuição sobre Bens e Serviços. O relator acredita que não devem ser previstos benefícios específicos, mesmo em setores considerados essenciais. “Não é o momento de se criar ‘puxadinhos’. Se começarmos a fazer reforma com concessões ao setor A, ao setor B, voltamos ao modelo de exceção que temos hoje no ICMS, o monstrengo que ninguém mais quer. Precisamos de um sistema justo para todos”, completou.

O deputado participou da sessão especial Reforma tributária e conectividade, que discutiu como a alta carga tributária brasileiras sobre serviços de telecomunicações, de 46,7% em média, se constitui como um dos principais entraves à ampliação da conectividade e as maneiras para endereçar essa questão no debate da reforma tributária.

Os desafios para a retomada da economia e o papel fundamental de telecom neste processo seguirão em  debate no Painel Telebrasil 2020, nos dias 15, 22 e 29 de setembro. As inscrições são gratuitas e a programação completa do Painel pode ser acessada no site http://paineltelebrasil.org.br/.

LEIA TAMBÉM:

26/10/2020
Alta carga tributária de telecom mostra miopia em relação à conectividade, diz Ferrari

29/09/2020
Conexis Brasil Digital: Telecomunicações nos mantêm conectados ao que realmente importa

29/09/2020
BNDES quer ser o articulador para o Brasil ter mais infraestrutura

29/09/2020
Novas regras dão maior segurança para investimentos em telecom

29/09/2020
TIM: Brasil pode se tornar líder em 5G com Open RAN

29/09/2020
Segurança no 5G está no centro das atenções da Comissão Europeia

29/09/2020
Fórum 5G Brasil lança documento sobre o impacto da nova geração de comunicações móveis

29/09/2020
Nokia quer ser orquestrador do 5G brasileiro e defende estratégia Open RAN

29/09/2020
Adidas Brasil: mais que aumentar as vendas online, a hora é de inovar nos produtos

29/09/2020
Siemens do Brasil: grande revolução do 5G será a Internet das Coisas



Painel Telebrasil 2020 - Evento Digital - 08, 15, 22 e 29 de setembro 

Soluções para o 5G serão técnicas e Ministério das Comunicações fará diálogo com operadoras

Resultados de reunião entre empresas de telecomunicações associadas à Conexis e o ministro Fabio Faria foram considerados posit ...

LEIA MAIS



Leis da desoneração do IoT e que moderniza o Fust trazem avanços para as telecomunicações

Sanção do PL 172/2020, no entanto, deixou de fora mecanismo que daria maior efetividade aos investimentos em políticas públicas ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS




Agência Telebrasil © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte