Agência Telebrasil
Expediente
Telebrasil



O SindiTelebrasil agora é Conexis Brasil Digital. Saiba mais.

TSE e operadoras fecham acordo para dados gratuitos no combate às fakes news
Agência Telebrasil
29/09/2020

“Sem o apoio das operadoras, a nossa iniciativa teria um acesso reduzido para a maior parte da população”, afirma o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso.

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, assegurou que o acordo anunciado nesta terça-feira, 29/09, com as operadoras de telecom para o acesso gratuito ao site do órgão é fundamental para que o Programa de Enfrentamento à Desinformação com foco nas eleições deste ano ganhe mais dimensão e possa atingir um público maior. A parceria entre as teles e o TSE foi celebrada durante o Painel Telebrasil 2020. Barroso lembrou que boa parte da população de menor poder aquisitivo possui pacote de dados limitados, e se tivesse que pagar para o uso da página, o alcance da iniciativa seria reduzido.

O ministro explicou que o Programa de Enfrentamento à Desinformação faz parte de duas de suas preocupações ao assumir a presidência do TSE: os perigos da pandemia e as fakes news. No caso das notícias falsas, foi montada uma estratégia que passou por um acordo com todas as agências checadoras de notícias para que o resultado de suas análises seja publicado no site do TSE, indicando o que é verdade e o que não é. "Nós temos hoje uma propagação de notícias falsas, muitas vezes articuladas em cadeia e com financiamento para a divulgação de notícias falsas, de campanhas de ódio e desinformação que tanto mal fazem à democracia", observou.

Ainda como parte das ações contra as fakes news, o TSE procurou os responsáveis pelas redes sociais para que consigam apontar rapidamente perfis falsos, robôs e impulsionamento ilegais para que sejam tomadas providências. O programa tem mais de 50 parceiros, entre empresas, associações e partidos políticos.

Mas todas essas ações dependem de uma questão importante, garantir o acesso ao site do TSE do maior número possível de eleitores. As operadoras de telefonia móvel, via a Conexis Brasil Digital, nova marca do SindiTelebrasil, abraçaram o projeto e vão conceder acesso gratuito dos eleitores ao site da Justiça Eleitoral até 29 de novembro, quando se realiza o segundo turno das eleições. Para Barroso, esse tipo de disposição mostra mais uma vez que a pandemia despertou o espírito cívico e patriota das empresas.

Ele lembrou que em relação à sua segunda preocupação, a própria pandemia, o TSE montou uma Comissão Sanitária, com a participação de médicos, que sugeriu o adiamento das eleições para novembro, o que foi feito com apoio imediato do Congresso Nacional. Ao mesmo tempo, para garantir a segurança de todos, a Comissão indicou a necessidade de compra de equipamentos, como álcool em gel, máscaras, face shields e outras. "Se abríssemos uma licitação custaria muito caro e só teríamos o material, talvez, nas eleições de 2022. Então decidimos por uma chamada para a inciativa privada e 30 empresas se comprometeram a doar todos os equipamentos", disse.

Para o setor de telecom, esse espírito de colaboração vem se manifestado desde o início da pandemia, como lembrou Marcos Ferrari, presidente-executivo da Telebrasil. Como exemplo, ele citou o acordo das operadoras com a Caixa Econômica para tráfego gratuito a quem acessa o banco para o auxílio emergencial, a parceria com o Ministério da Saúde para garantir acesso também gratuito para apps e o site com informações sobre a Covid-19 e ainda uma plataforma de calor que ajudou os governos a calcularem o índice de adesão ao isolamento social. "São iniciativas conjuntas que têm uma atuação macro", completou Ferrari.

Acompanhe o Painel Telebrasil 2020 no site www.paineltelebrasil.org.br

LEIA TAMBÉM:

29/09/2020
Conexis Brasil Digital: Telecomunicações nos mantêm conectados ao que realmente importa

29/09/2020
BNDES quer ser o articulador para o Brasil ter mais infraestrutura

29/09/2020
Novas regras dão maior segurança para investimentos em telecom

29/09/2020
TIM: Brasil pode se tornar líder em 5G com Open RAN

29/09/2020
Segurança no 5G está no centro das atenções da Comissão Europeia

29/09/2020
Fórum 5G Brasil lança documento sobre o impacto da nova geração de comunicações móveis

29/09/2020
Nokia quer ser orquestrador do 5G brasileiro e defende estratégia Open RAN

29/09/2020
Adidas Brasil: mais que aumentar as vendas online, a hora é de inovar nos produtos

29/09/2020
Siemens do Brasil: grande revolução do 5G será a Internet das Coisas

29/09/2020
5G tornará a conexão entre veículos, condutores e passageiros mais segura, sustentável e divertida



Painel Telebrasil 2020 - Evento Digital - 08, 15, 22 e 29 de setembro 

Soluções para o 5G serão técnicas e Ministério das Comunicações fará diálogo com operadoras

Resultados de reunião entre empresas de telecomunicações associadas à Conexis e o ministro Fabio Faria foram considerados posit ...

LEIA MAIS



Leis da desoneração do IoT e que moderniza o Fust trazem avanços para as telecomunicações

Sanção do PL 172/2020, no entanto, deixou de fora mecanismo que daria maior efetividade aos investimentos em políticas públicas ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS




Agência Telebrasil © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte