Agência Telebrasil
Expediente
Telebrasil



O SindiTelebrasil agora é Conexis Brasil Digital. Saiba mais.

TSE e operadoras fecham acordo para dados gratuitos no combate às fakes news
Agência Telebrasil
29/09/2020

“Sem o apoio das operadoras, a nossa iniciativa teria um acesso reduzido para a maior parte da população”, afirma o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso.

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, assegurou que o acordo anunciado nesta terça-feira, 29/09, com as operadoras de telecom para o acesso gratuito ao site do órgão é fundamental para que o Programa de Enfrentamento à Desinformação com foco nas eleições deste ano ganhe mais dimensão e possa atingir um público maior. A parceria entre as teles e o TSE foi celebrada durante o Painel Telebrasil 2020. Barroso lembrou que boa parte da população de menor poder aquisitivo possui pacote de dados limitados, e se tivesse que pagar para o uso da página, o alcance da iniciativa seria reduzido.

O ministro explicou que o Programa de Enfrentamento à Desinformação faz parte de duas de suas preocupações ao assumir a presidência do TSE: os perigos da pandemia e as fakes news. No caso das notícias falsas, foi montada uma estratégia que passou por um acordo com todas as agências checadoras de notícias para que o resultado de suas análises seja publicado no site do TSE, indicando o que é verdade e o que não é. "Nós temos hoje uma propagação de notícias falsas, muitas vezes articuladas em cadeia e com financiamento para a divulgação de notícias falsas, de campanhas de ódio e desinformação que tanto mal fazem à democracia", observou.

Ainda como parte das ações contra as fakes news, o TSE procurou os responsáveis pelas redes sociais para que consigam apontar rapidamente perfis falsos, robôs e impulsionamento ilegais para que sejam tomadas providências. O programa tem mais de 50 parceiros, entre empresas, associações e partidos políticos.

Mas todas essas ações dependem de uma questão importante, garantir o acesso ao site do TSE do maior número possível de eleitores. As operadoras de telefonia móvel, via a Conexis Brasil Digital, nova marca do SindiTelebrasil, abraçaram o projeto e vão conceder acesso gratuito dos eleitores ao site da Justiça Eleitoral até 29 de novembro, quando se realiza o segundo turno das eleições. Para Barroso, esse tipo de disposição mostra mais uma vez que a pandemia despertou o espírito cívico e patriota das empresas.

Ele lembrou que em relação à sua segunda preocupação, a própria pandemia, o TSE montou uma Comissão Sanitária, com a participação de médicos, que sugeriu o adiamento das eleições para novembro, o que foi feito com apoio imediato do Congresso Nacional. Ao mesmo tempo, para garantir a segurança de todos, a Comissão indicou a necessidade de compra de equipamentos, como álcool em gel, máscaras, face shields e outras. "Se abríssemos uma licitação custaria muito caro e só teríamos o material, talvez, nas eleições de 2022. Então decidimos por uma chamada para a inciativa privada e 30 empresas se comprometeram a doar todos os equipamentos", disse.

Para o setor de telecom, esse espírito de colaboração vem se manifestado desde o início da pandemia, como lembrou Marcos Ferrari, presidente-executivo da Telebrasil. Como exemplo, ele citou o acordo das operadoras com a Caixa Econômica para tráfego gratuito a quem acessa o banco para o auxílio emergencial, a parceria com o Ministério da Saúde para garantir acesso também gratuito para apps e o site com informações sobre a Covid-19 e ainda uma plataforma de calor que ajudou os governos a calcularem o índice de adesão ao isolamento social. "São iniciativas conjuntas que têm uma atuação macro", completou Ferrari.

Acompanhe o Painel Telebrasil 2020 no site www.paineltelebrasil.org.br

LEIA TAMBÉM:

29/09/2020
Conexis Brasil Digital: Telecomunicações nos mantêm conectados ao que realmente importa

29/09/2020
BNDES quer ser o articulador para o Brasil ter mais infraestrutura

29/09/2020
Novas regras dão maior segurança para investimentos em telecom

29/09/2020
TIM: Brasil pode se tornar líder em 5G com Open RAN

29/09/2020
Segurança no 5G está no centro das atenções da Comissão Europeia

29/09/2020
Fórum 5G Brasil lança documento sobre o impacto da nova geração de comunicações móveis

29/09/2020
Nokia quer ser orquestrador do 5G brasileiro e defende estratégia Open RAN

29/09/2020
Adidas Brasil: mais que aumentar as vendas online, a hora é de inovar nos produtos

29/09/2020
Siemens do Brasil: grande revolução do 5G será a Internet das Coisas

29/09/2020
5G tornará a conexão entre veículos, condutores e passageiros mais segura, sustentável e divertida



Painel Telebrasil 2020 - Evento Digital - 08, 15, 22 e 29 de setembro 

Reforma tributária é a mãe para melhorar o ambiente de negócios no Brasil

Ao participar do Facebook Connectivity, o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, sustentou que a coope ...

LEIA MAIS



Estudo da LCA defende mitigação e mostra que migração para banda KU será 7,8 vezes mais caro

Levantamento mostra que a mitigação com filtros para resolver as possíveis interferências do 5G custaria, R$ 224,13 milhões, en ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS




Agência Telebrasil © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte