Agência Telebrasil
Expediente
Telebrasil



O SindiTelebrasil agora é Conexis Brasil Digital. Saiba mais.

Stone: Pandemia acelera meios de pagamento eletrônico
Agência Telebrasil
15/09/2020

Para Augusto Lins, CEO da Stone, fintech brasileira de meios de pagamento eletrônico, algumas das mudanças mais profundas vão ocorrer nos hábitos de consumo do brasileiro e serão definitivas.

Um dos debates realizados no Painel Telebrasil nesta terça-feira, 15/09, tratou das transformações que a pandemia da Covid-19 causou ao mundo. Para Augusto Lins, CEO da Stone, fintech brasileira de meios de pagamento eletrônico, algumas das mudanças mais profundas vão ocorrer nos hábitos de consumo do brasileiro e serão definitivas.

Lins lembrou que o consumidor brasileiro vinha se tornando mais conectado desde 2010 e que isso trazia transformações, mesmo lentas, aos hábitos de consumo. A pandemia acelerou esse movimento e hoje é possível ver consumidores conectados o tempo todo, e em mais de um dispositivo, o que tem mudado drasticamente a forma de consumo, cada dia mais digital.

“Isso significa mudar a forma como fazemos pagamentos, porque eles acompanham a evolução do modelo de compra”, afirmou Lins. Para o executivo, esse movimento vem sendo alavancado também pelo governo federal que, com o pagamento do auxílio emergencial, vem estimulando o crescimento da inclusão digital, financeira e social.

Para Lins, o impacto transformacional destes fatores na sociedade é evidente. “As pessoas perderam o medo de usar o internet banking, aprenderam a pagar contas remotas e estão se acostumando à conveniência que isso traz. Mais pessoas estão utilizando a internet e aplicativos e estão mais abertas para experimentar novas marcas.”

Como resultado, empresas como a Stone têm verificado um crescimento no volume de transações utilizando meios de pagamento eletrônico. Para Lins, tudo isso tem aberto um momento mais do que propício para as startups. “Estamos vendo o Banco Central criar condições para a entrada de fintechs e o governo extremamente mobilizado para trazer competição a segmentos que foram verticalizados e centralizados por muitos anos. Isso cria um mercado muito fértil para novas empresas surgirem”, disse.

Na base destas mudanças, está a tecnologia, que hoje permite criar e colocar uma empresa em funcionamento muito mais rapidamente graças a avanços como o cloud computing e à infraestrutura de telecomunicações existente hoje no Brasil. Essa oportunidade será especialmente interessante para a indústria de pagamentos.

“A indústria de pagamentos tem tido um protagonismo importante para a digitalização do pequeno e médio comércio e para a inclusão digital do consumidor e da sociedade”, afirmou Lins, para quem a chegada do 5G e o incremento de tecnologias como IoT (Internet das Coisas) e Inteligência Artificial vai trazer um universo enorme de oportunidades para novos serviços, que vão demandar meios de pagamento inovadores.

Os debates sobre diversos temas terão sequência ao longo desta terça-feira 15, e nos dias 22 e 29 de setembro. As inscrições são gratuitas, e a programação completa do Painel pode ser acessada no site http://paineltelebrasil.org.br/.

LEIA TAMBÉM:

29/09/2020
Conexis Brasil Digital: Telecomunicações nos mantêm conectados ao que realmente importa

29/09/2020
BNDES quer ser o articulador para o Brasil ter mais infraestrutura

29/09/2020
Novas regras dão maior segurança para investimentos em telecom

29/09/2020
TIM: Brasil pode se tornar líder em 5G com Open RAN

29/09/2020
Segurança no 5G está no centro das atenções da Comissão Europeia

29/09/2020
Fórum 5G Brasil lança documento sobre o impacto da nova geração de comunicações móveis

29/09/2020
Nokia quer ser orquestrador do 5G brasileiro e defende estratégia Open RAN

29/09/2020
Adidas Brasil: mais que aumentar as vendas online, a hora é de inovar nos produtos

29/09/2020
Siemens do Brasil: grande revolução do 5G será a Internet das Coisas

29/09/2020
5G tornará a conexão entre veículos, condutores e passageiros mais segura, sustentável e divertida



Painel Telebrasil 2020 - Evento Digital - 08, 15, 22 e 29 de setembro 

Conexis Brasil Digital se posiciona acerca de eventuais restrições à participação de fornecedores na tecnologia 5G no Brasil

A Conexis Brasil Digital, nova marca do SindiTelebrasil, divulgou nesta sexta-feira, 27/11, um posicionamento acerca de eventua ...

LEIA MAIS



Projetos conjuntos de diferentes setores de infraestrutura devem mirar redução de custos

Política para novos investimentos em infraestrutura deve estimular o planejamento integrado de diferentes segmentos.

...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS




Agência Telebrasil © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte