Agência Telebrasil
Expediente
Telebrasil



O SindiTelebrasil agora é Conexis Brasil Digital. Saiba mais.

Semeghini: momento é de união para o Brasil aproveitar as oportunidades da transformação digital
Agência Telebrasil
08/09/2020

Ministro interino do MCTI, Julio Semeghini, ressaltou que o País precisa avançar no desenvolvimento de novas soluções capazes de trafegar nas redes de telecomunicações. “O Brasil precisa levar riqueza e conhecimento para todas as regiões”, disse.

O Brasil precisa se unir, a partir do estreitamento das relações entre Poder Executivo, Poder Legislativo, empresários e a sociedade, para aproveitar todas as oportunidades da transformação digital, observou o ministro interino da pasta da Ciência, Tecnologia e Inovações, Julio Semeghini, ao participar da abertura do Painel Telebrasil 2020, nesta terça-feira, 08/09.

Semeghini enfatizou que é crucial o desenvolvimento de novas soluções capazes de trafegar nas redes a serem implantadas a partir da chegada da Internet das Coisas e do 5G. “Somente assim poderemos levar para todas as regiões do País riqueza e conhecimento, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros”, reforçou.

Sob esse ângulo, ele lembrou que já está na Casa Civil o marco regulatório de startups. “Queremos promover o conceito de startups, pequenas empresas que estejam dispostas a contribuir com novas ideias em várias áreas”, disse. Ainda como parte desse esforço de promover soluções, o executivo mencionou que está em fase final de aprovação das propostas a criação de quatro centros tecnológicos que vão tratar de temas relacionados à inteligência artificial.

Outro ponto ressaltado por Semeghini diz respeito à política aeroespacial brasileira. Ele disse que nesse momento o ministro Marcos Pontes está nos Estados Unidos trabalhando por essa infraestrutura espacial.  Ele também considerou importante a aprovação pelo Congresso do acordo de salvaguardas tecnológicas com os Estados Unidos que, na sua avaliação, está permitindo que se comece a colocar em prática a política espacial brasileira.

O executivo destacou iniciativas já aprovadas de grande importância, como a Lei da Informática, e afirmou ainda que em dois anos o ministério e o setor conseguiram avançar na discussão de um novo marco regulatório no País. Uma das ênfases no momento refere-se ao aperfeiçoamento da Lei do Bem para que aqueles que investem em inovação possam se recuperar mais rapidamente dos problemas enfrentados com a desaceleração econômica proveniente dos meses em que o País enfrenta a pandemia da Covid-19.

Os desafios para a retomada da economia e o papel fundamental de telecom nesse processo estão em debate no Painel Telebrasil 2020, nos dias 8, 15, 22 e 29 de setembro. As inscrições são gratuitas e a programação completa do Painel pode ser acessada no site http://paineltelebrasil.org.br/.

LEIA TAMBÉM:

29/09/2020
Conexis Brasil Digital: Telecomunicações nos mantêm conectados ao que realmente importa

29/09/2020
BNDES quer ser o articulador para o Brasil ter mais infraestrutura

29/09/2020
Novas regras dão maior segurança para investimentos em telecom

29/09/2020
TIM: Brasil pode se tornar líder em 5G com Open RAN

29/09/2020
Segurança no 5G está no centro das atenções da Comissão Europeia

29/09/2020
Fórum 5G Brasil lança documento sobre o impacto da nova geração de comunicações móveis

29/09/2020
Nokia quer ser orquestrador do 5G brasileiro e defende estratégia Open RAN

29/09/2020
Adidas Brasil: mais que aumentar as vendas online, a hora é de inovar nos produtos

29/09/2020
Siemens do Brasil: grande revolução do 5G será a Internet das Coisas

29/09/2020
5G tornará a conexão entre veículos, condutores e passageiros mais segura, sustentável e divertida



Painel Telebrasil 2020 - Evento Digital - 08, 15, 22 e 29 de setembro 

Aprovação dos PLs da desoneração de IoT e de modernização da lei do Fust é marco para as telecomunicações

Projetos de lei foram aprovados pelo Senado Federal e são fundamentais para a expansão da conectividade e da produtividade no B ...

LEIA MAIS



Brasil precisa reduzir gap entre novas habilidades e fronteira tecnológica

País precisa avançar na qualificação de mão de obra para reduzir o gap existente entre a exigência de novas habilidades e a fro ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS




Agência Telebrasil © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte