Agência Telebrasil
Expediente
Telebrasil



  • 8, 15, 22 e 29 de setembro, 2020 - Evento Digital

Para a Vivo, Brasil Digital passa pela simplificação tributária
Agência Telebrasil
08/09/2020

O Brasil Digital será uma realidade somente quando o País simplificar e reduzir a carga tributária imposta ao setor de telecomunicações, afirmou o presidente da Vivo, Christian Gebara, ao participar do Painel Telebrasil 2020.

O Brasil Digital será uma realidade somente quando o Brasil simplificar e reduzir a carga tributária imposta ao setor de telecomunicações, enfatizou o presidente da Vivo, Christian Gebara, ao participar do Painel Telebrasil 2020, nesta terça-feira, 8/9. Ele reafirmou o compromisso da Vivo de investir para tornar o País cada vez mais digital, porém, sublinhou que as empresas de telecom precisam de fôlego para continuar investindo.

“São necessárias mudanças estruturais cruciais para acelerar a digitalização no Brasil. A Reforma Tributária é uma delas. A carga tributária no Brasil está em torno de 47%. É uma das mais altas do mundo. Este cenário, aliado às nossas dimensões continentais, pressiona a taxa de investimento em cima da receita. O Brasil está entre os países em que as empresas de telecom mais investem – cerca de 20,8% sobre a receita líquida”, disse Gebara.

O presidente da Vivo também falou sobre sua expectativa com relação ao leilão de 5G. Para ele, o leilão faz parte da mudança estrutural necessária para acelerar a digitalização no País. Gebara lembrou que a Vivo já iniciou um projeto piloto de 5G via DSS [compartilhamento dinâmico de espectro, na sigla em inglês] em oito capitais brasileiras, e disse esperar que o leilão de uso das frequências não tenha um viés arrecadatório.

“Importante que esse leilão não tenha um foco arrecadatório e sim um foco no Brasil Digital, ajudando as companhias de telecom a investirem na infraestrutura desse projeto tão importante para o País”, afirmou o presidente da Vivo.

Ainda na esteira das mudanças estruturais para não emperrar a digitalização do Brasil, Gebara destacou que há mais de 300 leis municipais e estaduais que restringem a implantação de antenas. Segundo ele, a Lei das Antenas é fundamental para incentivar a cobertura de qualidade.

“Temos ainda leis municipais e estaduais que dificultam a digitalização e outras incertezas regulatórias sobre o fim da concessão, além de multas excessivas, definidas com base em critérios do momento da privatização. Precisamos mudar esses modelos para que os recursos investidos atendam à demanda da população, que é uma banda larga de ultravelociadade. A regulamentação precisa estar aderente às novas tecnologias e demandas”, disse.

O presidente da Vivo observou também que seis meses antes da pandemia, ainda em 2019, a operadora definiu como propósito de digitalizar para aproximar, e que o novo normal requer uma combinação em que as pessoas vão usar mais serviços digitais, mas valorizando os momentos presenciais.

Gebara reafirmou o compromisso de investir no Brasil, destacando os R$ 400 bilhões investidos pela Telefônica no País nos últimos 20 anos. “Esse investimento resultou hoje na maior rede de dados móvel do Brasil. São 4,5 mil cidades, o que representa 96% da população urbana. Temos a maior rede de fibra da América Latina, com mais de 13 milhões de casas e empresas cobertas em 226 cidades”, completou.

Os desafios para a retomada da economia e o papel fundamental de telecom neste processo estão em  debate no Painel Telebrasil 2020, nos dias 8, 15, 22 e 29 de setembro. As inscrições são gratuitas e a programação completa do Painel pode ser acessada no site http://paineltelebrasil.org.br/.

LEIA TAMBÉM:

22/09/2020
Ministério das Comunicações se compromete a trabalhar por uma Reforma Tributária que reduza e simplifique tributos em telecom

22/09/2020
Anatel: pandemia e atraso do leilão terão impacto no edital 5G em 2021

22/09/2020
SEAE, do Ministério da Economia, defende leilão do 5G não arrecadatório

22/09/2020
Vitor Menezes: "Ou zeramos a tributação ou não veremos a evolução da IoT no Brasil"

22/09/2020
Vitor Lippi defende agenda comum junto ao Ministério da Economia

22/09/2020
Rodrigo Abreu: Telecom foi essencial na pandemia, mas segue penalizado pela tributação

22/09/2020
Ericsson defende um plano para 5G com foco em inovação, acesso a espectro e redução da carga tributária

22/09/2020
Algar Telecom: Brasil precisa capturar a produtividade pelo 5G

22/09/2020
Com leilão arrecadatório, o 5G não acontecerá no Brasil

22/09/2020
Investir em infraestrutura e aumentar a produtividade são os caminhos da recuperação econômica do Brasil



Painel Telebrasil 2020 - Evento Digital - 08, 15, 22 e 29 de setembro 

Ministério das Comunicações se compromete a trabalhar por uma Reforma Tributária que reduza e simplifique tributos em telecom

No Painel Telebrasil 2020, o ministro Fábio Faria disse que ele e toda a sua equipe vão trabalhar por uma redução da carga trib ...

LEIA MAIS



Anatel: pandemia e atraso do leilão terão impacto no edital 5G em 2021

Segundo Leonardo Euler, presidente da agência, haverá reflexos não só no cronograma do edital, mas também em termos de preços d ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS




Agência Telebrasil © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte