Agência Telebrasil
Expediente
Telebrasil



O SindiTelebrasil agora é Conexis Brasil Digital. Saiba mais.

Movile: Crise sanitária muda o perfil do varejo brasileiro
Agência Telebrasil
15/09/2020

CEO da Movile, Patrick Hruby, enfatiza que o impacto é grande, mas deve estimular o crescimento do comércio eletrônico e de empresas de tecnologia.

O fim da pandemia da Covid-19 vai marcar uma transição do varejo brasileiro para o ambiente digital em definitivo. Essa foi uma das teses que o CEO da Movile, Patrick Hruby, apresentou nesta terça-feira, 15/09, durante apresentação no Painel Telebrasil 2020.

O executivo disse que os efeitos do impacto da pandemia no varejo ainda estão sendo sentidos, mas que as mudanças têm sido dramáticas. Porém, Hruby reconhece que o avanço digital tem beneficiado a atuação de empreendimentos como a Movile, que investe e desenvolve empresas de tecnologia. Ele cita o exemplo do iFood, uma das integrantes do grupo, que ao longo do período de isolamento viu aumentarem expressivamente os pedidos, tanto de restaurantes quanto de supermercados.

Outra empresa do grupo, a Sympla, precisou se reinventar no período: focada na venda de ingressos para eventos presenciais, voltou sua atuação para eventos online e educação e vive hoje uma fase de crescimento. “A Sympla usou a tecnologia para criar novos mercados e, à medida que os eventos presenciais forem voltando, esperamos vê-la atuando em todos eles”, prevê.

Por tudo isso, o executivo considera que, mesmo com a ocorrência de impactos negativos, a digitalização acelerada do mercado e o crescimento no volume de usuários de tecnologia devem ser benéficos no futuro. “O que vemos hoje é uma transição para o digital muito forte, mas que não está afetando todo mundo da mesma forma. O privilégio da conectividade aumenta ainda mais a desigualdade no Brasil e teremos impactos no longo prazo.”

Hruby ressaltou que os empreendedores brasileiros estão utilizando esse momento para criar novos negócios baseados em tecnologia e isso deve trazer impactos positivos para toda a economia. Ele citou o exemplo do próprio iFood, que está testando as entregas por drones em Campinas (SP). “A representatividade das empresas de tecnologia na bolsa de valores ainda é pequena, por isso entendemos que ainda há um caminho muito grande a ser seguido. Estou otimista com o que vem pela frente”, afirmou.

Um dos fatores deste otimismo, além da descoberta do real valor da tecnologia para a economia, é o fato de o governo e o setor privado estarem assumindo seus papéis nesse momento. Hruby cita novamente o exemplo do iFood, que neste período investiu mais de R$ 150 milhões em restaurantes e cerca de R$ 33 milhões nos entregadores. “Esse investimento está no nosso controle e foi feito para garantir que essa cadeia siga produtiva e saia bem desse período”, explicou.

Os debates sobre diversos temas terão sequência ao longo desta terça-feira 15, e nos dias 22 e 29 de setembro. As inscrições são gratuitas, e a programação completa do Painel pode ser acessada no site http://paineltelebrasil.org.br/.

LEIA TAMBÉM:

29/09/2020
Conexis Brasil Digital: Telecomunicações nos mantêm conectados ao que realmente importa

29/09/2020
BNDES quer ser o articulador para o Brasil ter mais infraestrutura

29/09/2020
Novas regras dão maior segurança para investimentos em telecom

29/09/2020
TIM: Brasil pode se tornar líder em 5G com Open RAN

29/09/2020
Segurança no 5G está no centro das atenções da Comissão Europeia

29/09/2020
Fórum 5G Brasil lança documento sobre o impacto da nova geração de comunicações móveis

29/09/2020
Nokia quer ser orquestrador do 5G brasileiro e defende estratégia Open RAN

29/09/2020
Adidas Brasil: mais que aumentar as vendas online, a hora é de inovar nos produtos

29/09/2020
Siemens do Brasil: grande revolução do 5G será a Internet das Coisas

29/09/2020
5G tornará a conexão entre veículos, condutores e passageiros mais segura, sustentável e divertida



Painel Telebrasil 2020 - Evento Digital - 08, 15, 22 e 29 de setembro 

Conexis Brasil Digital se posiciona acerca de eventuais restrições à participação de fornecedores na tecnologia 5G no Brasil

A Conexis Brasil Digital, nova marca do SindiTelebrasil, divulgou nesta sexta-feira, 27/11, um posicionamento acerca de eventua ...

LEIA MAIS



Projetos conjuntos de diferentes setores de infraestrutura devem mirar redução de custos

Política para novos investimentos em infraestrutura deve estimular o planejamento integrado de diferentes segmentos.

...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS




Agência Telebrasil © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte