Agência Telebrasil
Expediente
Telebrasil



O SindiTelebrasil agora é Conexis Brasil Digital. Saiba mais.

Leilão 5G terá de oferecer segurança jurídica, afirma Minicom
Agência Telebrasil
08/09/2020

Secretário-executivo de Telecomunicações, Vitor Menezes, enfatizou que na Covid-19 as telecomunicações provaram ser essenciais e serão ainda mais para a recuperação econômica do País. Menezes participou da abertura do Painel Telebrasil 2020.

As telecomunicações são essenciais para a recuperação econômica do Brasil, e o governo sinaliza a prioridade que dá ao setor com a recriação do Ministério das Comunicações, afirmou o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, que representou o ministro Fábio Faria na solenidade de abertura do Painel Telebrasil 2020, nesta terça-feira, 08/09.  “As telecomunicações foram muito importantes na pandemia e serão ainda mais no pós-Covid-19”, reforçou.

Vitor Menezes disse ainda que para que o setor possa exercer um papel ainda mais relevante na recuperação econômica do Brasil, o Minicom está ciente da necessidade de readequação das taxas e tem se esforçado no Congresso para acelerar o debate e a finalização de projetos sobre o Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel) e a utilização do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) para a inclusão digital da banda larga.

O secretário-executivo também comemorou todo o processo que levou, finalmente, ao decreto 10.480, que regulamenta a Lei 13.116/205, a chamada Lei das Antenas. “Foram mais de 10 anos com a discussão e a esperança pela normatização da lei. Fizemos um esforço muito grande para que isso acontecesse, envolvendo vários ministérios, como o Minicom, os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações, da Fazenda, do Meio Ambiente e outros órgãos para que pudéssemos destravar esse tema”, ressaltou.

Para Vitor Menezes, o 5G será um passo importante para o País e ele considera que o Minicom deverá ter um papel importante nessa discussão. “Um dos pontos mais importantes é dar ao processo de licitação a segurança jurídica necessária para garantir os investimentos”, sustentou.

Os desafios para a retomada da economia e o papel fundamental de telecom nesse processo estão em  debate no Painel Telebrasil 2020, nos dias 8, 15, 22 e 29 de setembro. As inscrições são gratuitas e a programação completa do Painel pode ser acessada no site http://paineltelebrasil.org.br/.

LEIA TAMBÉM:

29/09/2020
Conexis Brasil Digital: Telecomunicações nos mantêm conectados ao que realmente importa

29/09/2020
BNDES quer ser o articulador para o Brasil ter mais infraestrutura

29/09/2020
Novas regras dão maior segurança para investimentos em telecom

29/09/2020
TIM: Brasil pode se tornar líder em 5G com Open RAN

29/09/2020
Segurança no 5G está no centro das atenções da Comissão Europeia

29/09/2020
Fórum 5G Brasil lança documento sobre o impacto da nova geração de comunicações móveis

29/09/2020
Nokia quer ser orquestrador do 5G brasileiro e defende estratégia Open RAN

29/09/2020
Adidas Brasil: mais que aumentar as vendas online, a hora é de inovar nos produtos

29/09/2020
Siemens do Brasil: grande revolução do 5G será a Internet das Coisas

29/09/2020
5G tornará a conexão entre veículos, condutores e passageiros mais segura, sustentável e divertida



Painel Telebrasil 2020 - Evento Digital - 08, 15, 22 e 29 de setembro 

Aprovação dos PLs da desoneração de IoT e de modernização da lei do Fust é marco para as telecomunicações

Projetos de lei foram aprovados pelo Senado Federal e são fundamentais para a expansão da conectividade e da produtividade no B ...

LEIA MAIS



Brasil precisa reduzir gap entre novas habilidades e fronteira tecnológica

País precisa avançar na qualificação de mão de obra para reduzir o gap existente entre a exigência de novas habilidades e a fro ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS




Agência Telebrasil © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte