Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

Uso dos meios digitais transformou o Brasil
Agência Telebrasil
15/06/2020

"Os meios digitais se mostraram essenciais, e a resistência de alguns segmentos econômicos foi vencida pela necessidade de rever os modelos de negócios", afirma o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles.

A pandemia da Covid-19 acelerou em cinco anos a digitalização dos negócios no Brasil, afirma o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles. Recente pesquisa feita pela empresa, com 1.131 consumidores em 72 cidades de todos os estados do País, mostra que os hábitos de consumo dos brasileiros mudaram, e há uma tendência para a digitalização da economia da baixa renda – a compra via aplicativos cresceu 30% apenas no primeiro mês do isolamento social.

"A digitalização já era um movimento em curso, mas ia demorar muito mais para ocorrer, não fossem as contingências da pandemia. Inclusive, o pequeno empreendedor também entendeu que os meios digitais são essenciais e passou até a inscrever seu negócio em um aplicativo para atender o consumo digital", pontua Meirelles. "Os meios digitais se mostraram essenciais, e a resistência de alguns segmentos econômicos foi vencida pela necessidade de rever os modelos de negócios", acrescenta o executivo.

Entre outros dados, a pesquisa aponta que:

- Houve crescimento mais expressivo nas compras via internet em dois grandes mercados consumidores: o das pessoas com mais de 50 anos, hoje, o principal do país, e o das classes C, D e E, que juntas representam um pouco mais da metade do poder de compra de todos os brasileiros.

- A compra por aplicativos cresceu. Na categoria alimentos, higiene, artigos infantis, medicamentos etc., entre 10% e 17% não compravam para receber em casa e agora já compram. Ainda conforme a categoria, entre 8% e 25% dos entrevistados passaram a comprar mais on-line.

- 49% pretendem comprar mais por aplicativo.

Para o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meireles, a pandemia do coronavírus transforma o processo de consumo do Brasil. "Não tenho dúvida nenhuma de que o consumidor e o microempresário saem da Covid-19 muito mais digitalizados, mais preparados", afirma Meirelles.

O presidente do Instituto Locomotiva ainda destaca que o Brasil está vivendo um "enorme processo da bancarização" que não estava previsto para ocorrer tão cedo. "Isso acontece porque parte do auxílio emergencial está se dando por formas eletrônicas ou porque parte do dinheiro que está sendo distribuído pelas ONGs se dá pelo meio eletrônico."

Por outro lado, os "empreendedores que relutam em usar meios eletrônicos de pagamento" também estão sendo forçados a adaptar suas formas de negócio para conseguir renda. Ainda assim, Meireles avalia que "o governo não entendeu absolutamente nada do que estamos falando. [Os governos] estão acordando para isso, alguns estados distribuindo merenda escolar via vales, por meio eletrônico", disse. "Nós temos aumento da frequência de uso dos meios digitais e isso muda completamente a regra do jogo", completa.

LEIA TAMBÉM:

19/06/2020
Porto Alegre permite licenciamento 100% digital para instalação de antenas

15/06/2020
Telecom mostra ser essencial para apoiar a economia

15/06/2020
Transformação digital fica como legado para o País

15/06/2020
Uso dos meios digitais transformou o Brasil

13/05/2020
Compras pela internet serão novo normal pós Covid-19

29/04/2020
Empresas usam mais Internet e redes sociais

24/03/2020
Barrar a conectividade é excluir o município da economia digital

12/02/2020
SindiTelebrasil propõe criação de coalizão para conectar o Brasil

06/01/2020
Cidades inteligentes dependem de infraestrutura de telecom

06/01/2020
Anatel: quanto mais torres, menos radiação




Brasil alcança 100 mil antenas de telefonia e internet móvel, mas precisa de muito mais

O ritmo do licenciamento de antenas pelas prefeituras precisa ser acelerado, com a atualização de lei municipais e mudanças nos ...

LEIA MAIS



Prestadoras de serviços de telecom investiram R$ 6,9 bi no 1º trimestre

Levantamento do SindiTelebrasil mostra que, apesar dos desafios como a elevada carga tributária e o alto custo regulatório, os ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte