Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

Transformação digital dos bancos passa pela massificação do uso dos smartphones
Agência Telebrasil
03/07/2018

Os smartphones estão no centro dos negócios dos bancos, e a mobilidade desponta entre os elementos mais usados pelas empresas para a transformação da força de trabalho no Brasil. Durante o Congresso de tecnologia da informação para o setor financeiro, o CIAB 2018, realizado de 12 a 14 de junho, em São Paulo, as principais instituições financeiras do País informaram que os smartphones são o canal preferido dos consumidores para novos serviços por serem fáceis de usar, ágeis e estarem em qualquer lugar.

A força do smartphone se fez presente no incremento do banco móvel (mobile banking) que, segundo pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), saltou de 18,6 bilhões de transações em 2016 para 25,6 bilhões, enquanto as feitas pela internet foram 15,5 bilhões em 2016 e 15,8 bilhões em 2017. O banco pelo celular já representa pouco mais de um terço (35%) das transações bancárias, à frente da internet (22%), ATMs (14%) e PoS (13%).

O diretor setorial de TI da Febraban, Gustavo Fosse, sustentou que as soluções desenvolvidas para os smartphones são o caminho para os bancos conquistarem não apenas novos clientes, mas fãs que podem ser fidelizados. “Temos que nos antecipar e oferecer o que o cliente quer. E o smartphone é o que ele quer”, afirmou.

Um bom exemplo da relevância dos aplicativos móveis foi dado por Jeferson Honorato, superintendente Executivo do Next, o banco digital do Bradesco. Lançado em outubro do ano passado, o app já teve 37 novas versões disponibilizadas. “Esse é um movimento contínuo, e os clientes estão exigindo, de forma rápida, as transformações.”

A base de correntistas do Itaú que utilizam canais digitais para a realização de operações bancárias cresceu 20% em dois anos, superando a marca de 11 milhões de pessoas, segundo informou o presidente do banco, Cândido Bracher. Nesse mesmo período, o uso pelos correntistas do chat para atendimento aumentou 154% e a quantidade de ocorrências nas centrais telefônicas do banco caiu 73%. “A revolução digital não é sobre tecnologia, mas sobre as pessoas, ou como a tecnologia muda o comportamento das pessoas. E essa transformação não é um destino, mas uma jornada permanente”, sinalizou o executivo.

Para corroborar, um estudo da consultoria IDC, em parceria com a Salesforce, mostra que a mobilidade, por meio do smartphone, é o meio mais usado pelas corporações para a transformação da força de trabalho no Brasil. O levantamento aponta o smartphone como o dispositivo preferencial das companhias, ainda que mais de 61% usem tablets.

As empresas entrevistadas afirmam custear o plano de dados dos funcionários para celulares (88%) e para aparelhos maiores, como tablets e notebooks (86%). O estudo ouviu executivos de 100 empresas com mais de 500 funcionários no Brasil para medir o avanço da transformação digital nas áreas de vendas, marketing e atendimento a clientes.

LEIA TAMBÉM:

05/02/2019
Para a Anatel, qualquer país com estratégia de desenvolvimento bem concebida tem telecom como prioridade

05/02/2019
Marcos Pontes quer trabalhar com a iniciativa privada para acelerar a adoção de TICs

05/02/2019
Multicloud, cibersegurança e Internet das Coisas lideram preferência de investimento na transformação digital

05/02/2019
BNDES seleciona 15 pilotos de Internet das Coisas para financiamento

05/02/2019
GSMA capitaneia compromisso global por responsabilidade digital

10/01/2019
Marcos Pontes: É hora de construir um País baseado em Ciência e Tecnologia

27/12/2018
Oferta de espectro é prioridade da Anatel até 2020

27/12/2018
Ciência de dados e Inteligência Artificial: o momento de investir nos jovens é agora

09/12/2018
5G tem vários desafios a serem enfrentados pelo Brasil

07/12/2018
5G precisa estar no centro da agenda política




 

Brasil ativou 1 novo celular 4G por segundo em 2018

Durante o ano passado, foram ativados 27 milhões de novos chips 4G e 606 novos municípios receberam as redes de quarta geração ...

LEIA MAIS



Queixas contra prestadoras cai pelo terceiro ano consecutivo na Anatel

Percentual em 2018 ficou 13,6% menor do apurado em 2017. Redução das reclamações contempla o trabalho feito pelas prestadoras p ...

LEIA MAIS



Sem redução de imposto, Internet das Coisas não vai mudar nada no Brasil

Os dispositivos conectados vão modificar a forma de atuar de distintas verticais como Agricultura, Saúde e Transportes, mas se ...

LEIA MAIS



Painel TELEBRASIL 2019 será vitrine de soluções com TICs

A edição 63 do Painel Telebrasil, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2019, em Brasília, terá como atração o FórumGo ...

LEIA MAIS



MCTIC define time para cuidar de TICs no novo governo

Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, nomeia seus executivos. Fazem parte do time Júlio Sem ...

LEIA MAIS



Multicloud, cibersegurança e Internet das Coisas lideram preferência de investimento na transformação digital

Mesmo ainda longe da realidade da grande maioria das empresas brasileiras – apenas 6% se consideram líderes digitais &nda ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte