Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

Transformação digital dos bancos passa pela massificação do uso dos smartphones
Agência Telebrasil
03/07/2018

Os smartphones estão no centro dos negócios dos bancos, e a mobilidade desponta entre os elementos mais usados pelas empresas para a transformação da força de trabalho no Brasil. Durante o Congresso de tecnologia da informação para o setor financeiro, o CIAB 2018, realizado de 12 a 14 de junho, em São Paulo, as principais instituições financeiras do País informaram que os smartphones são o canal preferido dos consumidores para novos serviços por serem fáceis de usar, ágeis e estarem em qualquer lugar.

A força do smartphone se fez presente no incremento do banco móvel (mobile banking) que, segundo pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), saltou de 18,6 bilhões de transações em 2016 para 25,6 bilhões, enquanto as feitas pela internet foram 15,5 bilhões em 2016 e 15,8 bilhões em 2017. O banco pelo celular já representa pouco mais de um terço (35%) das transações bancárias, à frente da internet (22%), ATMs (14%) e PoS (13%).

O diretor setorial de TI da Febraban, Gustavo Fosse, sustentou que as soluções desenvolvidas para os smartphones são o caminho para os bancos conquistarem não apenas novos clientes, mas fãs que podem ser fidelizados. “Temos que nos antecipar e oferecer o que o cliente quer. E o smartphone é o que ele quer”, afirmou.

Um bom exemplo da relevância dos aplicativos móveis foi dado por Jeferson Honorato, superintendente Executivo do Next, o banco digital do Bradesco. Lançado em outubro do ano passado, o app já teve 37 novas versões disponibilizadas. “Esse é um movimento contínuo, e os clientes estão exigindo, de forma rápida, as transformações.”

A base de correntistas do Itaú que utilizam canais digitais para a realização de operações bancárias cresceu 20% em dois anos, superando a marca de 11 milhões de pessoas, segundo informou o presidente do banco, Cândido Bracher. Nesse mesmo período, o uso pelos correntistas do chat para atendimento aumentou 154% e a quantidade de ocorrências nas centrais telefônicas do banco caiu 73%. “A revolução digital não é sobre tecnologia, mas sobre as pessoas, ou como a tecnologia muda o comportamento das pessoas. E essa transformação não é um destino, mas uma jornada permanente”, sinalizou o executivo.

Para corroborar, um estudo da consultoria IDC, em parceria com a Salesforce, mostra que a mobilidade, por meio do smartphone, é o meio mais usado pelas corporações para a transformação da força de trabalho no Brasil. O levantamento aponta o smartphone como o dispositivo preferencial das companhias, ainda que mais de 61% usem tablets.

As empresas entrevistadas afirmam custear o plano de dados dos funcionários para celulares (88%) e para aparelhos maiores, como tablets e notebooks (86%). O estudo ouviu executivos de 100 empresas com mais de 500 funcionários no Brasil para medir o avanço da transformação digital nas áreas de vendas, marketing e atendimento a clientes.

LEIA TAMBÉM:

10/10/2018
No BNDES, TICs são o pilar da mudança estratégica

10/10/2018
A hora é de preparar profissionais em quantidade e qualidade

09/10/2018
Confiança digital só acontecerá com união entre Governo, empresas e sociedade

09/10/2018
Brasil só recupera a competitividade com investimento em educação

09/10/2018
Revisão do modelo de formação de mão de obra é urgente no Brasil

09/10/2018
Saber falar a língua dos dados será obrigação para o profissional de TICs

09/10/2018
Governo e empresas precisam ser parceiros na requalificação para um Brasil digital

09/10/2018
Formar gente é decisivo para o Brasil ambicionar um lugar na economia do futuro

09/10/2018
Softex: Brasil vai perder R$ 167 bilhões nos próximos cinco anos por falta de profissionais de TICs

09/10/2018
Procuram-se interessados em atuar na transformação digital




 

Na era digital, o Brasil é o país que mais cobra impostos sobre os serviços aos consumidores

Serviços bons e mais baratos dependem de políticas públicas que permitam baixar a carga de quase 50% de impostos paga hoje pelo ...

LEIA MAIS



Painel TELEBRASIL 2019 será vitrine de soluções com TICs

A edição 63 do Painel Telebrasil, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2019, em Brasília, terá como atração o FórumGo ...

LEIA MAIS



Banda larga móvel puxa o crescimento econômico

Estudo da União Internacional de Telecomunicações mostra que, a cada 10% de penetração das conexões internet, o Produto Interno ...

LEIA MAIS



Brasil despenca em ranking de competitividade

País ocupa a 125ª posição em habilidades digitais e é o penúltimo colocado, perdendo apenas para a Venezuela, como prepara ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte