Agência Telebrasil
Expediente
Telebrasil



O SindiTelebrasil agora é Conexis Brasil Digital. Saiba mais.

Teletrabalho é um caminho sem volta
Agência Telebrasil
15/06/2020

Para o coordenador do MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da Fundação Getúlio Vargas, André Miceli, o home office se mostrou efetivo e revelou a sua importância para a economia digital.

O modelo de trabalho será impactado e novas oportunidades vão nascer após o coronavírus. É o que aponta o diretor-executivo da Infobase e coordenador do MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da Fundação Getúlio Vargas, André Miceli, no estudo "Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade redefinida e os novos negócios".

Segundo André Miceli, estudos projetam um crescimento de 30% para home office após a crise do coronavírus e é fundamental que os líderes de negócios pensem, testem e compreendam que a tecnologia é, cada vez mais, um ativo. O especialista cita como exemplos o e-commerce e o ensino à distância, que, em geral, devem crescer 30% e 100%, respectivamente.

"Diante desse novo cenário, torna-se necessário entender que o passado não é mais um guia para o futuro. O primeiro passo para navegar em um ambiente de mudança é elaborar uma estratégia de crise para resolver prioridades, depois preparar uma estratégia de recuperação e esboçar uma estratégia pós-crise", explica o especialista.

Miceli ressalta que a adoção emergencial do home office foi a principal delas, e com isso as culturas organizacionais e estruturais tendem a mudar. Para ele, a modalidade é um caminho sem volta. "O home office já se mostrou efetivo. Aliado a isso, você tira carros da rua, você desafoga o transporte público, você mobiliza a economia de outra forma. E você faz com que as pessoas tenham mais tempo para cuidar da saúde delas e que possam usufruir de coisas que lhe dão prazer. Sem que você tenha uma redução das entregas e do faturamento", ressalta o professor da FGV.

"A adoção de metodologias ágeis também permite uma resposta mais rápida aos novos desafios do dia a dia. O processo de análise, reorganização e tomada de decisão precisa acompanhar o ritmo das mudanças", reforça Miceli. A relevância do teletrabalho é corroborada por uma pesquisa da Fundação Dom Cabral com a Grant Thornton, realizada com 705 profissionais brasileiros. O levantamento indica que 54% dos entrevistados preferem continuar a trabalhar de forma remota após a pandemia da Covid-19. Quase 40% deles apontam que a produtividade em casa é similar à do escritório e a maioria está disposta a pedir à liderança a continuidade do trabalho remoto.

"O que vemos, considerando um contexto de isolamento social, é que a experiência com home office gerou novas percepções, para indivíduos e empresas. Não temos certeza de como essas mudanças seguirão depois, mas a experiência se tornou uma realidade e estará à mesa para discussões laborais", relata o coordenador da pesquisa, Fabian Salum.

LEIA TAMBÉM:

31/07/2020
Febratel, Senacon e cinco Procons fazem parceria para ampliar acesso ao Consumidor.gov.br

15/06/2020
Retomada brasileira passa pelos serviços de telecom

15/06/2020
Teletrabalho é um caminho sem volta

15/06/2020
Empresas e pessoas mudaram a forma de interagir a partir da Covid-19

08/11/2019
Febratel assina acordo de cooperação técnica com CNJ e Senacon

15/08/2019
BRICS: Telecomunicações são essenciais à economia digital

12/08/2019
Telebrasil participa do 5th encontro de ministros das Comunicações dos BRICS

25/07/2019
Brasil cai duas posições no Índice Global de Inovação

25/07/2019
Brasil tem 930 mil sites de comércio eletrônico

05/02/2019
BNDES seleciona 15 pilotos de Internet das Coisas para financiamento



Painel Telebrasil 2020 - Evento Digital - 08, 15, 22 e 29 de setembro 

Conexis Brasil Digital se posiciona acerca de eventuais restrições à participação de fornecedores na tecnologia 5G no Brasil

A Conexis Brasil Digital, nova marca do SindiTelebrasil, divulgou nesta sexta-feira, 27/11, um posicionamento acerca de eventua ...

LEIA MAIS



Projetos conjuntos de diferentes setores de infraestrutura devem mirar redução de custos

Política para novos investimentos em infraestrutura deve estimular o planejamento integrado de diferentes segmentos.

...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS




Agência Telebrasil © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte