Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

Telefônica pede ambiente mais favorável aos investimentos
Agência Telebrasil
22/05/2019

O presidente da prestadora, Christian Gebara, lembra no Painel Telebrasil 2019 que o Brasil Digital precisa ser um compromisso de todo o setor produtivo do País.

O presidente da Telefônica, Christian Gebara, ao participar do Painel Telebrasil 2019, nesta quarta-feira, 22/05, disse que a companhia vai manter seus investimentos no Brasil, mas reforçou a necessidade de se criar um ambiente mais favorável para que eles sejam mais efetivos.

Gebara lembrou que, no atual contexto, não existe transformação digital sem conectividade e que esta transformação tem desafios bastante específicos a serem enfrentados aqui no Brasil. “O Brasil tem hoje um grande gap digital a ser preenchido”, afirmou, lembrando que 33% dos habitantes do País sequer utilizam a internet, percentual ainda maior nas regiões Norte e Nordeste.

Ainda de acordo com Gebara, 19% dos municípios brasileiros não têm cobertura 4G, assim como 45% das pessoas não contam com smartphones 4G. Além disso, 87% dos municípios brasileiros não contam com conexões acima de 34 Mbps disponíveis.

“O impacto deste gap se dá em toda a sociedade. Hoje estamos muito atrás de outros países”, disse, lembrando que só 15% das cidades têm equipamentos para implementar prontuários eletrônicos, contra 98% na Inglaterra. Em outra frente, só 28% dos estudantes brasileiros utilizam computadores conectados na escola.

Mas como tirar esta diferença? Um dos pontos citados pelo executivo trata dos tributos cobrados hoje do setor. “O Brasil tem 43% de tributos sobre receita líquida no setor de telecomunicações, contra 13% nos EUA, por exemplo”, compara. Além disso, as prestadoras de serviços de telecomunicações ainda estão presas a obrigações legais obsoletas, como as referentes à oferta de telefonia fixa, e têm de enfrentar um grande número de diferentes legislações. “O País tem mais de 300 leis municipais e estaduais para implementação de antenas, e isso restringe a expansão”, sublinhou.

Para Gebara, o Brasil precisa de mudanças estruturais e ele aposta em algumas frentes, como a aprovação do PLC 79/16; a criação de um regulamento de qualidade; a realização do leilão das frequências 5G sem viés arrecadatório; a criação de um ecossistema de IoT; e um trabalho de autoregulamentação do setor que garanta o direito do consumidor.

“Enquanto isso, continuamos apostando no Brasil. Este ano, nossa previsão é de investir mais de R$ 9 bilhões, atendendo mais cidades com FTTH e ampliando a cobertura 4,5 G. Vamos ajudar a construir o Brasil Digital, mas este deve ser um compromisso de todos”, completou.

LEIA TAMBÉM:

12/06/2019
Painel Telebrasil aponta caminhos para um novo ciclo de investimentos

12/06/2019
Qualcomm: 5G tem papel crucial na transformação digital e na competitividade da economia

11/06/2019
Transformação digital exige vontade política para destravar investimentos

11/06/2019
Huawei: TICs são a base da era das coisas conectadas e inteligentes

11/06/2019
Brasil Digital passa por uma mudança de cultura

11/06/2019
Nokia: Para trazer mais investimentos, o Brasil precisa de reformas macro e microeconômicas

11/06/2019
Prestadoras são os grandes atores da plataforma digital

11/06/2019
Ericsson: um ano de atraso na implantação do 5G e o governo deixará de arrecadar R$ 25 bilhões até 2025

11/06/2019
Aprovação do PLC 79/16 é essencial para políticas públicas de inclusão digital

11/06/2019
Cobertura e qualidade de serviços dependem de avanços nas condições de investir e instalar redes




Hospital Santa Paula investe na personalização do atendimento com transformação digital

Instituição adota novas tecnologias, mas, mais do que tudo, investe na qualificação do profissional para lidar com as novas fer ...

LEIA MAIS



Só com mão de obra capacitada, o Brasil terá uma agricultura 4.0

Com o maior uso de tecnologia, há uma demanda significativa de profissionais para o campo com o domínio de TICs, diz a chefe-ge ...

LEIA MAIS



A economia digital é prioridade na agenda de companhias e governo

Na nova era, estratégias baseadas na utilização e massificação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são essenciai ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte