Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

Telecomunicações enumera ações para levar Internet para mais brasileiros
Agência Telebrasil
12/06/2018

As prestadoras de telecomunicações, representadas pelo SindiTelebrasil, levaram ao Congresso Nacional as propostas para a ampliação dos investimentos no País, apresentadas pelo setor de telecomunicações no Painel Telebrasil 2018, que ocorreu em maio, em Brasília. Entre os resultados, caso uma série de ações propostas sejam adotadas, está a conexão de mais 10 milhões de novos lares à internet e a instalação 50 mil antenas, até 2022.

As diversas ações que constam da proposta estão organizadas em grandes frentes, como atualização legal e regulatória – que inclui a aprovação do PLC 79/16 – a promoção da inclusão digital e redução das barreiras aos investimentos do setor privado.

"Todos os brasileiros merecem estar conectados à internet. Precisamos de mais cobertura celular, internet móvel, de uso intensivo de tecnologias novas, da internet das coisas e de cidades inteligentes. Mas para isso algumas ações são essenciais”, defendeu o diretor-executivo do SindiTelebrasil, Carlos Duprat, ao participar de audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, realizada no dia 06 de junho.

No debate, que buscou discutir a prestação de serviço de telefonia móvel e acesso à Internet no estado do Maranhão, o diretor do Sinditelebrasil ressaltou que a principal medida para avançar nos investimentos em todo o País é a aprovação do PLC 79/16, que já passou pela Câmara, mas está parada no Senado. Além disso, pontuou que são necessárias alterações legais para o efetivo uso dos recursos dos fundos setoriais e uma mudança no perfil dos leilões de espectro, com maior peso sobre obrigações de cobertura do que sobre o valor arrecadado.

“Propomos o atendimento a 10 milhões de novos domicílios com internet em banda larga, a instalação de 50 mil novas antenas, a ativação de mais de 100 milhões de dispositivos da internet das coisas, a implantação de serviços de cidades inteligentes em todos os municípios com mais de 500 mil habitantes, 100 mil novos empregos e a qualificação de mais de 1 milhão de profissionais”, listou Duprat.

“Mas para isso, telecomunicações têm que ser prioridade. E não é por ser um serviço prestado em regime privado que deixa de ser prioridade. O que precisa para melhorar: aprovar o PLC 79/16, com estímulos aos investimentos; a utilização de fundos setoriais para áreas remotas e carentes; e leilões não arrecadatórios", completou o executivo, citando algumas das ações apresentadas como necessárias.

LEIA TAMBÉM:

09/12/2018
5G tem vários desafios a serem enfrentados pelo Brasil

07/12/2018
5G precisa estar no centro da agenda política

07/12/2018
Dificuldades para implantar infraestrutura travam 5G no País

07/12/2018
IoT e 5G são fundamentais para transformação digital

07/12/2018
"O mundo precisa comprar a ideia do 5G nas áreas remotas"

07/12/2018
O momento no Brasil é de tomar decisões

07/11/2018
Por uma política pública de fomento à economia digital

07/11/2018
Com taxação excessiva, Brasil corre sério risco de perder o bonde da economia digital

06/11/2018
Telecomunicações são essenciais para o Brasil

06/11/2018
Tudo será digital em muito pouco tempo




 

UIT confirma: Brasil tem a maior carga tributária do mundo sobre internet fixa e móvel

Os tributos no Brasil representam 40%, bem acima da média mundial, que é de 16%. Estudo da entidade leva em conta a carga tribu ...

LEIA MAIS



Mais de 4 mil pedidos de instalação de novas antenas de celular aguardam licenciamento no Brasil

As licenças para a instalação dessas antenas, quando aprovadas, vão permitir investimentos de R$ 2 bilhões e geração de 45 mil ...

LEIA MAIS



Painel TELEBRASIL 2019 será vitrine de soluções com TICs

A edição 63 do Painel Telebrasil, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2019, em Brasília, terá como atração o FórumGo ...

LEIA MAIS



Coordenação da OAB faz diagnóstico sobre uso de Inteligência Artificial

Debate sobre o impacto do uso da tecnologia – que faz surgir a advocacia 4.0 – mobilizou os principais especialista ...

LEIA MAIS



Banda larga móvel puxa o crescimento econômico

Estudo da União Internacional de Telecomunicações mostra que, a cada 10% de penetração das conexões internet, o Produto Interno ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte