Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

Telecomunicações e Finanças lideram adoção da transformação digital
Agência Telebrasil
02/08/2019

Segmentos foram classificados como 'campeões digitais', em estudo feito pelo Boston Consulting Group (BCG). O relatório mostra que as verticais líderes têm três metas em comum: tecnologia de alta performance, qualificação & ampliação de seus talentos e aprimoramento estratégico a partir do uso da inteligência artificial.

As companhias do setor de telecomunicações e de finanças estão à frente no processo de transformação digital dos seus negócios. A constatação é do estudo Como Investem os Campeões Digitais, realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) e que avaliou o Índice de Aceleração Digital (IAD) em nove segmentos da indústria. O levantamento ouviu empresas na Ásia, Europa e Estados Unidos.

Classificados como "campeões digitais", os setores de Telecomunicações e Serviços Financeiros tiveram mais de 25% de suas empresas recebendo alta pontuação no IAD. Já no outro extremo estão as áreas de Energia e Setor Público, das quais mais de 40% das organizações obtiveram baixa pontuação no IAD e, com isso, foram incluídas no grupo dos "atrasados digitais”. Na faixa intermediária, estão, em ordem decrescente, os setores de Tecnologia, Automotivo, Transformação, Seguros e Consumo & Varejo.

O estudo identificou ainda três impulsionadores que têm acelerado a disrupção digital dessas indústrias, que são o emprego da maior fatia das despesas operacionais em tecnologia; a implementação de vários projetos pilotos que lhes permitem observar antecipadamente os benefícios das soluções digitais e orientar suas estratégias com base nessas informações e a permissão aos seus funcionários para passarem mais tempo dedicados à tecnologia.

Foram constatadas também três metas em comum entre os campeões digitais: tecnologia de alta performance, qualificação & ampliação de seus talentos e aprimoramento estratégico a partir do uso da inteligência artificial. O Índice de Aceleração Digital (IAD) é uma metodologia criada pelo BCG que avalia o nível de maturação tecnológica de uma companhia.

O cálculo IAD considera fatores como a presença do digital na orientação da estratégia de negócios da empresa, a digitalização da atividade principal, o desenvolvimento de novas ferramentas e os facilitadores para a sua implantação. Para a realização do estudo, a consultoria entrevistou executivos de mais de 1.800 companhias asiáticas, europeias e dos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM:

15/08/2019
BRICS: Telecomunicações são essenciais à economia digital

06/08/2019
ConTIC declara apoio integral à aprovação da MP da Liberdade Econômica

02/08/2019
Telecomunicações e Finanças lideram adoção da transformação digital

29/07/2019
Sem pessoal, o sistema de Ciência e Tecnologia está em risco no Brasil

11/07/2019
Profissional do futuro é atento, curioso e despreza a zona de conforto

28/06/2019
Formação de mão de obra atual não atende demanda do setor de TICs

12/06/2019
Qualcomm: 5G tem papel crucial na transformação digital e na competitividade da economia

11/06/2019
Transformação digital exige vontade política para destravar investimentos

11/06/2019
Huawei: TICs são a base da era das coisas conectadas e inteligentes

11/06/2019
Brasil Digital passa por uma mudança de cultura




Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e Internet das Coisas. As aulas acontecem ...

LEIA MAIS



Especialistas descartam impacto de antenas e smartphones na saúde

Cobertura especial feita pela Newsletter Telebrasil mostra a falta de fundamento científico na onda de desinformação que avanço ...

LEIA MAIS



"Não há provas científicas contra antenas e telefones celulares", diz Renato Sabbatini

O CEO do Instituto Edumed e autor do relatório científico sobre o tema na Comissão Latino-americana de Altas Frequências e Saúd ...

LEIA MAIS



Potência de antenas celulares é muito baixa para causar danos à saúde

A afirmação é do diretor do Instituto Nacional de Telecomunicações, Carlos Nazareth Motta Marins. Ele refuta qualquer possibili ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte