Agência Telebrasil
Expediente
Telebrasil



  • 8, 15, 22 e 29 de setembro, 2020 - Evento Digital

Telecom mostra ser essencial para apoiar a economia
Agência Telebrasil
15/06/2020

Para o secretário-executivo do MCTIC, Julio Semeghini, o papel do setor se tornou mais evidente e necessário com a pandemia, ao sustentar negócios e os próprios empregos no País.

Fundamental para ajudar o Brasil a enfrentar as dificuldades econômicas decorrentes da pandemia do novo coronavírus, o setor de telecomunicações vem evidenciando, na prática, o seu papel de atividade essencial. É o que destaca o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Julio Semeghini.

À Agência Telebrasil, Julio Semeghini destacou as ações tomadas pelas prestadoras de serviços de telecomunicações e a união do setor para assegurar a qualidade da infraestrutura de internet e de telefonia, demandadas com picos de até 40% acima da média.

“Fica mais evidente e necessário o papel das telecomunicações e das tecnologias de informação e comunicação nos mais diversos aspectos da atividade humana, mas principalmente na manutenção das atividades econômicas, no suporte às famílias, negócios e emprego, como também na realização de nosso cotidiano diário de educação, saúde e entretenimento”, ressalta Semeghini.

Se para a pasta a centralidade das telecomunicações era tema superado, a pandemia fez avançar medidas que assimilam esse reconhecimento. A começar pelo decreto que definiu telecomunicações e internet como serviços essenciais, no rol daquelas atividades que não podem parar durante a crise de saúde por seu papel crucial.

Nessa mesma linha, o MCTIC criou um comitê especial para acompanhar a crise e adotar medidas de preservação dos serviços e das redes de telecomunicações, chamado Rede Conectada MCTIC. Como destacado pela pasta, ali foram discutidas ações imediatas, como a que resultou na Medida Provisória 952, pela qual as taxas incidentes sobre o setor – como o Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel), a Condecine, voltada para a área de cinema, e a Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública – tiveram recolhimento adiado.

Nota da redação: no dia 10 de junho, o presidente da República, Jair Bolsonaro, recriou o Ministério das Comunicações. O MCTIC se transformou em MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Para o Ministério das Comunicações foram transferidas todas as atividades relativas às telecomunicações. A entrevista com Julio Semeghini foi feita antes da mudança.

MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

LEIA TAMBÉM:

28/08/2020
Telecomunicações é insumo básico à economia moderna

28/08/2020
Economia inclui isenção à IoT e VSATs no Orçamento 2021

28/08/2020
Mais imposto, menos serviços e investimentos, adverte a Algar Telecom

28/08/2020
É hora de tirar barreiras e fazer Telecomunicações avançar no Brasil

28/08/2020
Competitividade do Brasil passa por mais incentivo às telecomunicações

27/08/2020
Conselho de Autorregulação das Telecomunicações realizou sua 1ª reunião

06/08/2020
Painel Telebrasil 2020 será 100% digital

27/07/2020
Entidades se manifestam em prol da conectividade no Brasil

24/07/2020
Porto Alegre quer ser a cidade da Internet e ser um exemplo para o Brasil

24/06/2020
Prestadoras de serviços de telecom investiram R$ 6,9 bi no 1º trimestre



Painel Telebrasil 2020 - Evento Digital - 08, 15, 22 e 29 de setembro 

Cenário econômico e desafios regulatórios do 5G marcam a agenda do dia 22 do Painel Telebrasil 2020

Participam dos debates ex-ministros da área econômica, os presidentes da Anatel e Anacom, Minicom, parlamentares e os CEOs da O ...

LEIA MAIS



Paulo Guedes: o futuro terá mais comunicação, mais telecomunicações, será mais digital

O ministro da Economia, Paulo Guedes, reforçou a necessidade de destravar investimentos. Sobre a reforma tributária, admitiu qu ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS




Agência Telebrasil © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte