Agência Telebrasil
Expediente
Telebrasil



  • 8, 15, 22 e 29 de setembro, 2020 - Evento Digital

Smartphone é a agência bancária preferida dos brasileiros
Agência Telebrasil
19/06/2020

As transações bancárias feitas pelos celulares responderam, em 2019, por 44% do total de operações no sistema financeiro nacional. Em números, os bancos contabilizaram 89,9 bilhões de transações financeiras sendo 39,4 bilhões pelo celular. Os números são da pesquisa FEBRABAN 2020.

As transações bancárias cresceram 11% em 2019, registrando 89,9 bilhões de operações. Deste total, 39,4 bilhões, ou 44% do total, correspondem a operações feitas pelo mobile banking, o que prova que o smartphone se transformou na 'agência bancária' preferida dos brasileiros. Os dados são da pesquisa FEBRABAN 2020.

De acordo com o levantamento, as operações com movimentação financeira no smartphone tiveram alta de 41% no ano passado em relação a 2018. Na comparação anual, o mobile banking mostrou significativo avanço em todas as transações pesquisadas: contratação de investimento (alta de 114%); tomada de crédito (+47%); transferências, DOCs e TEDs (+43%); pagamento de contas (+39%). A pesquisa também revelou que a contratação de seguros por celular cresceu 133%, enquanto os depósitos virtuais mostram alta de 327% nesse canal.

O cliente do banco móvel faz login no banco 23 vezes por mês, sendo que os chamados heavy users - usuários que fazem mais de 80% das transações em um único canal - visitam seu banco 40 vezes, na média mensal. Já as contas abertas pelo smartphone cresceram 66% em 2019, na comparação ao ano anterior, totalizando 6,5 milhões.

O estudo mostra um crescimento de 34% em relação as contas ativas no mobile banking. Para a Febraban, conta ativa é aquela que teve pelo menos uma transação feita no período da pesquisa. Houve ainda um crescimento das transações efetivamente financeiras no mobile banking. "Foi um incremento de 2% o que pode parecer pouco, mas não é. É muito significativo. Isso revela uma real preferência do correntista pelo meio bancário no celular", afirma o diretor de Tecnologia da Febraban, Gustavo Fosse.

A Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária foi feita com 22 bancos, que representam 90% dos ativos da indústria bancária. O estudo, já em sua 28ª edição, traz uma radiografia e tendências do comportamento do setor financeiro no que se refere aos investimentos e uso da tecnologia, bem como a relação dos consumidores com os canais de atendimento. A pesquisa pode ser acessada aqui: http://portal.febraban.org.br/pagina/3106/48/pt-br/pesquisa

LEIA TAMBÉM:

09/09/2020
Governos precisam correr para serem digitais

13/08/2020
Classes C, D e E aumentaram o consumo de Internet com a Covid-19

12/08/2020
Vivo: digitalização aproxima ainda mais telecomunicações e sistema financeiro

12/08/2020
TIM anuncia estruturação para aderir ao PIX como oportunidade em 2021

12/08/2020
Brasil está em linha com o avanço digital nos meios de pagamentos

12/08/2020
Transformação digital do sistema financeiro coloca cliente no centro da atenção

07/08/2020
ConTic defende adiamento da entrada em vigor da LGPD e implantação da autoridade de dados

17/07/2020
Operadoras de telecom aderem ao Cadastro Positivo

19/06/2020
Smartphone é a agência bancária preferida dos brasileiros

25/10/2019
Mais de 2 mil estudantes visitaram o estande Telecom do Brasil na 16° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia



Painel Telebrasil 2020 - Evento Digital - 08, 15, 22 e 29 de setembro 

Cenário econômico e desafios regulatórios do 5G marcam a agenda do dia 22 do Painel Telebrasil 2020

Participam dos debates ex-ministros da área econômica, os presidentes da Anatel e Anacom, Minicom, parlamentares e os CEOs da O ...

LEIA MAIS



Paulo Guedes: o futuro terá mais comunicação, mais telecomunicações, será mais digital

O ministro da Economia, Paulo Guedes, reforçou a necessidade de destravar investimentos. Sobre a reforma tributária, admitiu qu ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS




Agência Telebrasil © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte