Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

Smartphone é a agência bancária preferida dos brasileiros
Agência Telebrasil
19/06/2020

As transações bancárias feitas pelos celulares responderam, em 2019, por 44% do total de operações no sistema financeiro nacional. Em números, os bancos contabilizaram 89,9 bilhões de transações financeiras sendo 39,4 bilhões pelo celular. Os números são da pesquisa FEBRABAN 2020.

As transações bancárias cresceram 11% em 2019, registrando 89,9 bilhões de operações. Deste total, 39,4 bilhões, ou 44% do total, correspondem a operações feitas pelo mobile banking, o que prova que o smartphone se transformou na 'agência bancária' preferida dos brasileiros. Os dados são da pesquisa FEBRABAN 2020.

De acordo com o levantamento, as operações com movimentação financeira no smartphone tiveram alta de 41% no ano passado em relação a 2018. Na comparação anual, o mobile banking mostrou significativo avanço em todas as transações pesquisadas: contratação de investimento (alta de 114%); tomada de crédito (+47%); transferências, DOCs e TEDs (+43%); pagamento de contas (+39%). A pesquisa também revelou que a contratação de seguros por celular cresceu 133%, enquanto os depósitos virtuais mostram alta de 327% nesse canal.

O cliente do banco móvel faz login no banco 23 vezes por mês, sendo que os chamados heavy users - usuários que fazem mais de 80% das transações em um único canal - visitam seu banco 40 vezes, na média mensal. Já as contas abertas pelo smartphone cresceram 66% em 2019, na comparação ao ano anterior, totalizando 6,5 milhões.

O estudo mostra um crescimento de 34% em relação as contas ativas no mobile banking. Para a Febraban, conta ativa é aquela que teve pelo menos uma transação feita no período da pesquisa. Houve ainda um crescimento das transações efetivamente financeiras no mobile banking. "Foi um incremento de 2% o que pode parecer pouco, mas não é. É muito significativo. Isso revela uma real preferência do correntista pelo meio bancário no celular", afirma o diretor de Tecnologia da Febraban, Gustavo Fosse.

A Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária foi feita com 22 bancos, que representam 90% dos ativos da indústria bancária. O estudo, já em sua 28ª edição, traz uma radiografia e tendências do comportamento do setor financeiro no que se refere aos investimentos e uso da tecnologia, bem como a relação dos consumidores com os canais de atendimento. A pesquisa pode ser acessada aqui: http://portal.febraban.org.br/pagina/3106/48/pt-br/pesquisa

LEIA TAMBÉM:

19/06/2020
Smartphone é a agência bancária preferida dos brasileiros

25/10/2019
Mais de 2 mil estudantes visitaram o estande Telecom do Brasil na 16° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

15/10/2019
Jovens brasileiros não vivem sem a Internet, mas a escola é a base da formação

04/10/2019
Novo marco legal de telecomunicações coloca o Brasil no caminho da economia digital

26/09/2019
Brasil se mantém na 57ª posição no ranking global de Competitividade Digital

18/09/2019
Luiz Alexandre Garcia assume novo mandato na presidência da ConTIC

09/09/2019
Economia digital expande a fronteira para a geração de novos negócios

15/08/2019
BRICS: Telecomunicações são essenciais à economia digital

06/08/2019
ConTIC declara apoio integral à aprovação da MP da Liberdade Econômica

02/08/2019
Telecomunicações e Finanças lideram adoção da transformação digital




Brasil alcança 100 mil antenas de telefonia e internet móvel, mas precisa de muito mais

O ritmo do licenciamento de antenas pelas prefeituras precisa ser acelerado, com a atualização de lei municipais e mudanças nos ...

LEIA MAIS



Prestadoras de serviços de telecom investiram R$ 6,9 bi no 1º trimestre

Levantamento do SindiTelebrasil mostra que, apesar dos desafios como a elevada carga tributária e o alto custo regulatório, os ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte