Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

Setor de telecom lidera índices de resolução de demandas nos Procons e Consumidor.gov
Agência Telebrasil
12/03/2020

O setor de telecomunicações lidera os índices de resolução de demandas apresentadas pelos consumidores aos Procons e no Consumidor.gov.br. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (12) pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon), o setor de telecomunicações, em 2019, resolveu 90,6% das demandas apresentadas ao Consumidor.gov.br, índice bem acima da média nacional, que é de 81%.

Nos Procons, o índice de solução de problemas do setor de telecom é de 84,4%, enquanto a média nacional é de 79,1%. Esse desempenho é fruto de ações desenvolvidas pelas prestadoras. Em novembro do ano passado, o setor firmou acordo de cooperação técnica para aderir ao processo de integração da plataforma Consumidor.gov.br ao Processo Judicial Eletrônico (PJe), para solução online de conflitos de consumo no setor de telecomunicações.

Outras ações têm buscado a melhoria e transparência nas relações com os usuários, como o Código de Conduta de Telemarketing e o cadastro Não Me Perturbe, que estabeleceram regras e horários para ligações e criaram a possibilidade de os próprios consumidores bloquearem números de telefone para não receber chamadas de telemarketing.

Nesta semana, o setor lançou o Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART), que tem o objetivo de criar um ambiente mais moderno de regulação, que resulte em soluções mais eficazes, beneficiando consumidores e tornando a regulação setorial mais eficiente na solução das questões existentes no mercado de telecomunicações.

LEIA TAMBÉM:

02/04/2020
Operadoras vão disponibilizar dados de mobilidade ao MCTIC para monitorar deslocamento

01/04/2020
Entidades de telecomunicações encaminham carta a prefeitos pedindo adequação urgente das normas de instalação de antenas

31/03/2020
Envio de SMS com mensagens para o enfrentamento do novo coronavírus já chega a 84 milhões

27/03/2020
Coronavírus: Operadoras ampliam medidas para potencializar acesso dos clientes à informação, entretenimento e conectividade

27/03/2020
Setor de telecom lança vídeo sobre a importância do trabalho das equipes técnicas de manutenção e de call center para a garantia da conectividade

25/03/2020
Operadoras pedem a municípios que autorizem licenças de instalação de antenas para ampliar a conectividade

24/03/2020
Barrar a conectividade é excluir o município da economia digital

24/03/2020
Trabalho de equipes técnicas de manutenção e de call center é essencial para a continuidade dos serviços em Estados e Municípios

21/03/2020
Serviços de telecomunicações e internet são essenciais e indispensáveis, diz decreto

21/03/2020
Operadoras enviaram gratuitamente 49 milhões de SMS com mensagens para o enfrentamento da pandemia do coronavírus




Operadoras vão disponibilizar dados de mobilidade ao MCTIC para monitorar deslocamento

Solução virá de atuação conjunta das principais empresas de telecomunicações a partir de dados das redes móveis para auxiliar n ...

LEIA MAIS



Entidades de telecomunicações encaminham carta a prefeitos pedindo adequação urgente das normas de instalação de antenas

Diante da pandemia do novo coronavírus e da necessidade de manter a conectividade, dez Associações e Federações se unem para so ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte