Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

São José dos Campos é a cidade mais amiga da Internet no Brasil e Porto Alegre, a melhor capital
Agência Telebrasil
21/05/2019

No Ranking das Cidades Amigas da Internet, divulgado hoje pela Telebrasil, a cidade paulista assume a primeira colocação. Porto Alegre, depois de ter revisado a lei das antenas, pula para a quarta posição. Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte e São Paulo, que mantêm entraves à implantação de antenas, figuram nas últimas posições do ranking, entre os 100 maiores municípios brasileiros em população.

Na quarta edição do Ranking das Cidades Amigas da Internet, produzido pela consultoria Teleco, a cidade paulista de São José dos Campos assumiu a primeira colocação. Nas últimas três edições, a posição ficou com Uberlândia, em Minas Gerais, que neste ano obteve o primeiro lugar no Ranking de Serviços das Cidades Inteligentes.

O Ranking das Cidades Amigas da Internet tem como objetivo identificar, dentre os 100 maiores municípios brasileiros, aqueles que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações no Brasil, por meio da elaboração de políticas e ações públicas que incentivem e facilitem a instalação de infraestrutura necessária à expansão de serviços de telecom, especialmente as antenas de celular e internet móvel.

O estudo mostra que, após revisar a sua legislação e facilitar a implantação de antenas, Porto Alegre deu um salto e passou da 80ª para a quarta posição, ficando como a capital mais bem colocada no ranking. Recife apareceu na nona posição e Rio Branco, no Acre, ficou com a 10ª posição. O Rio de Janeiro figurou na 31ª posição. Já as cidades que não têm legislações que favoreçam a implantação de infraestrutura ocuparam as últimas posições.

Estão nesse caso, Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte e São Paulo. A capital federal está na 93ª posição. A capital catarinense aparece na 95ª posição, Belo Horizonte, na 97ª posição, e São Paulo na 100ª e última posição do Ranking das Cidades Amigas da Internet.

As cidades de São José dos Campos, primeira colocada no Ranking das Cidades Amigas da Internet, e Uberlândia, primeira colocada no Ranking de Serviços Cidades Inteligentes, serão premiadas pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). Os prêmios foram concebidos em reconhecimento às cidades que mais criaram condições favoráveis à instalação de infraestrutura e à oferta de serviços inteligentes.

Clique aqui para ver o estudo completo.

LEIA TAMBÉM:

12/06/2019
Painel Telebrasil aponta caminhos para um novo ciclo de investimentos

12/06/2019
Qualcomm: 5G tem papel crucial na transformação digital e na competitividade da economia

11/06/2019
Transformação digital exige vontade política para destravar investimentos

11/06/2019
Huawei: TICs são a base da era das coisas conectadas e inteligentes

11/06/2019
Brasil Digital passa por uma mudança de cultura

11/06/2019
Nokia: Para trazer mais investimentos, o Brasil precisa de reformas macro e microeconômicas

11/06/2019
Prestadoras são os grandes atores da plataforma digital

11/06/2019
Ericsson: um ano de atraso na implantação do 5G e o governo deixará de arrecadar R$ 25 bilhões até 2025

11/06/2019
Aprovação do PLC 79/16 é essencial para políticas públicas de inclusão digital

11/06/2019
Cobertura e qualidade de serviços dependem de avanços nas condições de investir e instalar redes




Hospital Santa Paula investe na personalização do atendimento com transformação digital

Instituição adota novas tecnologias, mas, mais do que tudo, investe na qualificação do profissional para lidar com as novas fer ...

LEIA MAIS



Só com mão de obra capacitada, o Brasil terá uma agricultura 4.0

Com o maior uso de tecnologia, há uma demanda significativa de profissionais para o campo com o domínio de TICs, diz a chefe-ge ...

LEIA MAIS



A economia digital é prioridade na agenda de companhias e governo

Na nova era, estratégias baseadas na utilização e massificação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são essenciai ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte