Agência Telebrasil
Expediente
Telebrasil



O SindiTelebrasil agora é Conexis Brasil Digital. Saiba mais.

Reforma tributária deve simplificar a tributação e melhorar o ambiente de negócios
Agência Telebrasil
07/11/2019

A reforma tributária tem que ter o objetivo de simplificar a tributação e melhorar o ambiente de negócios, avaliou o presidente executivo do SindiTelebrasil, Marcos Ferrari, que abriu nesta terça-feira as discussões do seminário “Reforma Tributária e Telecomunicações”, promovido pelo Tele.Síntese.

A reforma tributária tem que ter o objetivo de simplificar a tributação e melhorar o ambiente de negócios, avaliou o presidente executivo do SindiTelebrasil, Marcos Ferrari, que abriu nesta quinta-feira, 07/11, as discussões do seminário “Reforma Tributária e Telecomunicações”, promovido pelo Tele.Síntese.

Ferrari afirmou que o Brasil é o campeão em tributação de serviços de telecomunicações entre os países com o maior número de acessos. “Nós arrecadamos aproximadamente R$ 60 bilhões por ano (em tributos), o que corresponde a cerca 1% do PIB”, afirmou o executivo, lembrando que a carga tributária brasileira é de 43,9%, em média.

“É muito elevada para um bem que é crescentemente essencial”, disse Ferrari, acrescentando que hoje, o celular é usado hoje em diversas funcionalidades, para resolver os mais diferentes problemas do dia a dia. “A essencialidade desse serviço não é compatível com uma carga tributária desse tamanho”, afirmou, acrescentando que o setor de telecom é comparado, em termos de alíquotas de tributação de ICMS, a produtos supérfluos e até maléficos à saúde, como bebida alcoólica, perfume e cigarro.

Ferrari falou ainda dos fundos setoriais de telecomunicações, que já arrecadaram aos cofres públicos, desde 2001, cerca de R$ 100 bilhões de reais, sendo que apenas 8% foram aplicados no setor. Na avaliação dele, são recursos que poderiam ter sido usados para ampliar as redes e o acesso aos serviços.

O presidente executivo do SindiTelebrasil encerrou sua apresentação alertando para a necessidade de se discutir a redução da carga tributária para novas tecnologias como a Internet da Coisas (IoT). Ele apresentou estimativas que mostram a receita inicial com IoT será negativa no primeiro ano e muito baixa nos anos seguintes, tornando inviável a implantação da Internet das Coisas no País. “A reforma tributária precisa colocar foco nessa questão”, finalizou.

LEIA TAMBÉM:

26/10/2020
Alta carga tributária de telecom mostra miopia em relação à conectividade, diz Ferrari

15/09/2020
Telecomunicações defendem uma reforma tributária ampla e completa

10/09/2020
Distorções tributárias e desertos digitais

08/09/2020
Relator da PEC 45 diz que sistema tributário tem de ser confiável

28/08/2020
Aumentar imposto do setor de telecom é impedir a economia digital no Brasil

15/06/2020
Conectividade é plataforma para o desenvolvimento socioeconômico

11/02/2020
Carga tributária sobre telecom continua considerando celular como bem de luxo

07/11/2019
Reforma tributária deve simplificar a tributação e melhorar o ambiente de negócios

11/07/2019
Imposto zero é fundamental para o País entrar na onda da Internet das Coisas

18/06/2019
LCA Consultores: Brasil Digital requer dar prioridade às telecomunicações



Painel Telebrasil 2020 - Evento Digital - 08, 15, 22 e 29 de setembro 

Soluções para o 5G serão técnicas e Ministério das Comunicações fará diálogo com operadoras

Resultados de reunião entre empresas de telecomunicações associadas à Conexis e o ministro Fabio Faria foram considerados posit ...

LEIA MAIS



Leis da desoneração do IoT e que moderniza o Fust trazem avanços para as telecomunicações

Sanção do PL 172/2020, no entanto, deixou de fora mecanismo que daria maior efetividade aos investimentos em políticas públicas ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS




Agência Telebrasil © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte