Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

Ranking Cidades Amigas da Internet tem São José dos Campos na liderança e Porto Alegre como a melhor capital
Agência Telebrasil
19/06/2019

Estudo da consultoria Teleco, divulgado no Painel Telebrasil 2019, evidencia a necessidade de atualização de lei municipais que dificultam a instalação de antenas. A capital gaúcha reformulou a sua legislação e pulou das últimas posições para a 4ª colocação. Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte e São Paulo, que mantêm entraves à implantação de antenas, figuram nas últimas posições do ranking entre os 100 maiores municípios brasileiros em população.

As cidades que estimularam a oferta de serviços de telecomunicações por meio da elaboração de políticas e ações públicas de incentivos à implantação da infraestrutura, em especial, para a instalação de antenas de celular e internet móvel se destacaram na quarta edição do Ranking Cidades Amigas da Internet, produzido pela consultoria Teleco e divulgado no Painel Telebrasil 2019, realizado de 21 a 23 de maio, em Brasília.

A cidade paulista São José dos Campos conquistou a primeira colocação. Nas últimas três edições, a liderança havia ficado com Uberlândia, em Minas Gerais, que neste ano obteve o primeiro lugar na edição 2019 do Ranking Serviços das Cidades Inteligentes.

O Ranking Cidades Amigas da Internet tem como objetivo identificar, dentre os 100 maiores municípios brasileiros, aqueles que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações no Brasil, por meio da elaboração de políticas e ações públicas que incentivem e facilitem a instalação de infraestrutura necessária à expansão de serviços de telecom, especialmente as antenas de celular e internet móvel. O ranking permite que os municípios identifiquem sua situação e provam as mudanças necessárias na sua legislação.

Depois de atualizar a legislação e facilitar a implantação de antenas, Porto Alegre foi o grande destaque da edição 2019. A cidade gaúcha deu um salto – passou da 80ª para a quarta posição – e despontou como a capital mais bem colocada. Recife apareceu na nona posição e Rio Branco, no Acre, foi a 10ª colocada.

Já as cidades cujas legislações dificultam a implantação de infraestrutura ocuparam as últimas posições no Ranking Cidades Amigas da Internet, tais como Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte e São Paulo. A capital federal está na 93ª posição. A capital catarinense aparece na 95ª, Belo Horizonte, na 97ª, e São Paulo, na 100ª e última posição do Ranking Cidades Amigas da Internet.

Clique aqui para ver o estudo completo.

LEIA TAMBÉM:

11/07/2019
Segurança precisa considerar a experiência do usuário

19/06/2019
Ranking Cidades Amigas da Internet tem São José dos Campos na liderança e Porto Alegre como a melhor capital

19/06/2019
Após simplificar processo de instalação de antenas, São José dos Campos se torna a primeira no Ranking Cidades Amigas da Internet

19/06/2019
Uberlândia, em MG, lidera o Ranking Serviços de Cidades Inteligentes

19/06/2019
Porto Alegre revoga lei 'pouquíssimo racional e antiga' para atrair investimentos e promover a inclusão digital

19/06/2019
Fortaleza reformula lei de antenas municipal e ganha 75 posições no Ranking Cidades Amigas da Internet

19/06/2019
Teleco: adequação à Lei das Antenas e agilidade nos processos fazem a diferença

19/06/2019
Lei das Antenas: órgãos federais são obrigados a cumprir a MP 881 e acelerar instalação de infraestrutura

19/06/2019
MCTIC: investimentos em cidades inteligentes têm de ser perenes

19/06/2019
Sem antenas, Brasil fica bem longe dos benefícios do 5G


 

Formação de mão de obra atual não atende demanda do setor de TICs

Em debate na Câmara dos Deputados, a Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (Contic), entidade que reú ...

LEIA MAIS



Governo quer a regulamentação das Antenas para resolver conflitos com direito de passagem

Em que pese a previsão em Lei de que o uso do direito de passagem é gratuito, nem o próprio governo segue essa disciplina, admi ...

LEIA MAIS



A economia digital é prioridade na agenda de companhias e governo

Na nova era, estratégias baseadas na utilização e massificação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são essenciai ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte