Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

Ranking Cidades Amigas da Internet tem São José dos Campos na liderança e Porto Alegre como a melhor capital
Agência Telebrasil
19/06/2019

Estudo da consultoria Teleco, divulgado no Painel Telebrasil 2019, evidencia a necessidade de atualização de lei municipais que dificultam a instalação de antenas. A capital gaúcha reformulou a sua legislação e pulou das últimas posições para a 4ª colocação. Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte e São Paulo, que mantêm entraves à implantação de antenas, figuram nas últimas posições do ranking entre os 100 maiores municípios brasileiros em população.

As cidades que estimularam a oferta de serviços de telecomunicações por meio da elaboração de políticas e ações públicas de incentivos à implantação da infraestrutura, em especial, para a instalação de antenas de celular e internet móvel se destacaram na quarta edição do Ranking Cidades Amigas da Internet, produzido pela consultoria Teleco e divulgado no Painel Telebrasil 2019, realizado de 21 a 23 de maio, em Brasília.

A cidade paulista São José dos Campos conquistou a primeira colocação. Nas últimas três edições, a liderança havia ficado com Uberlândia, em Minas Gerais, que neste ano obteve o primeiro lugar na edição 2019 do Ranking Serviços das Cidades Inteligentes.

O Ranking Cidades Amigas da Internet tem como objetivo identificar, dentre os 100 maiores municípios brasileiros, aqueles que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações no Brasil, por meio da elaboração de políticas e ações públicas que incentivem e facilitem a instalação de infraestrutura necessária à expansão de serviços de telecom, especialmente as antenas de celular e internet móvel. O ranking permite que os municípios identifiquem sua situação e provam as mudanças necessárias na sua legislação.

Depois de atualizar a legislação e facilitar a implantação de antenas, Porto Alegre foi o grande destaque da edição 2019. A cidade gaúcha deu um salto – passou da 80ª para a quarta posição – e despontou como a capital mais bem colocada. Recife apareceu na nona posição e Rio Branco, no Acre, foi a 10ª colocada.

Já as cidades cujas legislações dificultam a implantação de infraestrutura ocuparam as últimas posições no Ranking Cidades Amigas da Internet, tais como Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte e São Paulo. A capital federal está na 93ª posição. A capital catarinense aparece na 95ª, Belo Horizonte, na 97ª, e São Paulo, na 100ª e última posição do Ranking Cidades Amigas da Internet.

Clique aqui para ver o estudo completo.

LEIA TAMBÉM:

18/11/2019
Testes comprovam a viabilidade técnica da convivência entre o 5G e parabólicas

08/11/2019
Febratel assina acordo de cooperação técnica com CNJ e Senacon

07/11/2019
Avanço dos investimentos e chegada do 5G exigem ajustes na lei de antenas

07/11/2019
Silêncio positivo pode destravar R$ 2 bilhões em investimentos

07/11/2019
Projeto de lei 8.518/17 respeita municípios e dá resposta ágil à sociedade

25/10/2019
Mais de 2 mil estudantes visitaram o estande Telecom do Brasil na 16° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

23/10/2019
Conectividade leva desenvolvimento, afirma ministro Marcos Pontes

23/10/2019
Telecom, junto com água e energia, é condição básica de competitividade dos brasileiros, diz Semeghini

17/10/2019
Consumo de serviços de Telecomunicações ganha atenção pelo IBGE

15/10/2019
Jovem de 18 anos cria modelo de alfabetização a partir do uso da robótica




Testes comprovam a viabilidade técnica da convivência entre o 5G e parabólicas

Relatório da Fundação CPqD, com base nos testes da Anatel, atesta que é possível eliminar totalmente as interferências com a ut ...

LEIA MAIS



Futuro do trabalho: Saiba quais são os 10 comportamentos essenciais para ser um profissional em TICs

Inteligência emocional, pensamento analítico, criatividade são alguns dos comportamentos exigidos no novo modelo de trabalho. E ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte