Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

Queixas contra prestadoras cai pelo terceiro ano consecutivo na Anatel
Agência Telebrasil
08/02/2019

Percentual em 2018 ficou 13,6% menor do apurado em 2017. Redução das reclamações contempla o trabalho feito pelas prestadoras para a melhoria do atendimento ao consumidor, como a adoção dos serviços digitais.

O número de reclamações dos consumidores na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com relação aos principais serviços de telecomunicações em 2018 registrou uma queda de 13,6% em relação a 2017.  Este é o terceiro ano consecutivo com registro de queda no volume de reclamações: elas já haviam sido reduzidas em 4,3% no ano de 2016, e em 12,9% no ano de 2017.

De 2015 a 2018, segundo os números aferidos pela Anatel, as reclamações caíram de 4.088.633 milhões para 2.941.240 milhões, o que significa uma queda de 1.147 milhão, sendo que em 2018, a redução foi de quase 500 mil (464,5 mil). As reclamações, informa ainda a agência, caíram em todos os serviços de telecomunicações: TV por Assinatura, telefonia móvel, telefonia fixa e banda larga fixa.

A redução das queixas scontempla o trabalho que tem sido feito pelas prestadoras para a melhoria do atendimento ao cliente, como a adoção dos serviços digitais. O setor de telecomunicações tem investido cerca de R$ 28 bilhões ao ano, em todo o País, especialmente em expansão de serviços e melhoria da qualidade.

Nos últimos anos, telecomunicações foi o setor que registrou o maior índice de solução de problemas apresentados pelos consumidores aos Procons, 83,7%. Também resolveu 88,6% dos problemas apresentados no Consumidor.gov, segundo a Senacon, do Ministério da Justiça.

LEIA TAMBÉM:

17/06/2019
Prazo para recadastramento de clientes de celular pré-pago em Goiás é estendido até 5 de julho

23/05/2019
5G vai conectar coisas e pessoas, mas precisa de apoio

23/05/2019
Futuro da TV por assinatura depende de novas regras

22/05/2019
A economia digital é prioridade na agenda de companhias e governo

22/05/2019
Mulheres em TICs: equidade de gêneros faz bem aos negócios

22/05/2019
Transformação digital exige nova abordagem quanto à regulação

22/05/2019
Rodrigo Maia: as telecomunicações são um setor decisivo e estratégico

22/05/2019
Rodrigo Maia: as telecomunicações são um setor decisivo e estratégico

22/05/2019
A economia digital é prioridade na agenda de companhias e governo

22/05/2019
Edital do 5G prevê a maior oferta de espectro da história da Anatel




Hospital Santa Paula investe na personalização do atendimento com transformação digital

Instituição adota novas tecnologias, mas, mais do que tudo, investe na qualificação do profissional para lidar com as novas fer ...

LEIA MAIS



Só com mão de obra capacitada, o Brasil terá uma agricultura 4.0

Com o maior uso de tecnologia, há uma demanda significativa de profissionais para o campo com o domínio de TICs, diz a chefe-ge ...

LEIA MAIS



A economia digital é prioridade na agenda de companhias e governo

Na nova era, estratégias baseadas na utilização e massificação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são essenciai ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte