Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

Prestadoras lançam Sistema de Autorregulação das Telecomunicações
Agência Telebrasil
11/03/2020

Objetivo é criar um ambiente mais moderno de regulação, que resulte em soluções mais eficazes, beneficiando os consumidores e tornando a regulação setorial mais eficiente.

As empresas de telecomunicações Algar Telecom, Claro, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo lançaram nesta quarta-feira, 11/03, o Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART). O Sistema tem o objetivo de criar um ambiente mais moderno de regulação, que resulte em soluções mais eficazes, beneficiando consumidores e tornando a regulação setorial mais eficiente na solução das questões existentes no mercado de telecomunicações.

Lançada na Semana do Consumidor, essa iniciativa se soma a outras ações que vêm sendo adotadas desde o ano passado pelo setor de telecomunicações, como o Código de Conduta de Telemarketing e o Cadastro do Não Me Perturbe. O Código e o Cadastro estabeleceram regras e horários para ligações e criaram a possibilidade de os próprios consumidores bloquearem números de telefone para não receber chamadas de telemarketing.

O sistema de autorregulação é um conjunto de procedimentos e normas aprovadas e aplicadas pelas próprias empresas de telecomunicações que compõem o SART e vai funcionar de forma complementar à regulação tradicional. A autorregulação vai permitir a resolução de problemas com maior transparência e efetividade, por meio da adoção de mecanismos de acompanhamento e controle.

Um bom exemplo de que esse sistema de regras próprias é benéfico para a sociedade é a autorregulação do setor bancário, que já funciona há mais de dez anos e trouxe redução nos custos regulatórios e melhoria na percepção dos consumidores.

No âmbito do SART, também foi criado o Conselho de Autorregulação, para o qual serão indicados 15 representantes, sendo sete das prestadoras signatárias, três de outras prestadoras do setor e cinco conselheiros independentes. O conselho se reunirá a cada três meses e discutirá temas como qualidade e oferta na prestação dos serviços.

Nos próximos meses serão desenvolvidos os próximos códigos de conduta sobre atendimento, cobrança e ofertas, que endereçarão as principais questões nesses temas que afetam os consumidores de serviços de telecomunicações. Estes e outros temas estarão nos debates do Painel Telebrasil 2020, que ocorrerá em Brasília, nos dias 19 e 20 de maio de 2020. O Painel Telebrasil é o mais importante e tradicional encontro de lideranças de telecomunicações do País. http://paineltelebrasil.org.br .

LEIA TAMBÉM:

24/06/2020
Prestadoras de serviços de telecom investiram R$ 6,9 bi no 1º trimestre

17/06/2020
Fábio Faria assume o comando do Ministério das Comunicações

15/06/2020
Conectividade é plataforma para o desenvolvimento socioeconômico

15/06/2020
Telecom mostra ser essencial para apoiar a economia

15/06/2020
Digitalização abre oportunidades para a oferta de novos serviços

15/06/2020
Retomada brasileira passa pelos serviços de telecom

04/06/2020
Brasil soma 234 milhões de smartphones ativos

13/05/2020
Para o CGI.br, é preciso remover barreiras legislativas que impedem a instalação de redes de telecom

11/05/2020
Gargalos impõem limites ao alcance do investimento, diz Ferrari em live do Teletime

11/05/2020
Doze estados e 14 prefeituras já usam a plataforma das operadoras para identificar concentrações




Brasil alcança 100 mil antenas de telefonia e internet móvel, mas precisa de muito mais

O ritmo do licenciamento de antenas pelas prefeituras precisa ser acelerado, com a atualização de lei municipais e mudanças nos ...

LEIA MAIS



Prestadoras de serviços de telecom investiram R$ 6,9 bi no 1º trimestre

Levantamento do SindiTelebrasil mostra que, apesar dos desafios como a elevada carga tributária e o alto custo regulatório, os ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte