Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil
  • 22, 23 e 24 de Maio, 2018
  • Royal Tulip Alvorada - Brasília / DF

Parlamentares se unem em prol do melhor uso da tecnologia no Brasil
Agência Telebrasil
23/05/2018

Parlamentares e outras autoridades presentes à abertura solene, nesta terça-feira, 22/05, do Painel Telebrasil 2018, que vai até o dia 24, em Brasília, ressaltaram a importância do setor de telecomunicações para o País. O senador Walter Pinheiro (PT/BA) fez uma homenagem a Luiz Alberto Garcia, fundador do Grupo Algar, que, em sua opinião, tem um forte simbolismo num momento em que se discute o futuro. Para Pinheiro, não há como falar em futuro sem olhar o que foi feito e por quem foi feito. E, segundo ele, Garcia é uma referência que merece respeito de todo o setor.

“Esse homem foi capaz de vencer todas as intempéries numa região no interior do Brasil e chegar aonde chegou. O prêmio para a cidade de Uberlândia – primeira colocada, pela terceira vez, no Ranking das Cidades Amigas da Internet – é algo que revela muito como referência e ponto de partida”, afirmou Pinheiro. “E é como referência que quero deixar a minha saudação ao Painel Telebrasil pela grande contribuição que este setor tem dado ao País. Este ano estou completando 39 anos de telecomunicações e posso dizer que este é o ponto mais importante que estamos enfrentando”, acrescentou o senador.

No âmbito das prefeituras, Jonas Donizete, prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, destacou o avanço dos municípios para implantar infraestrutura de telecomunicações. “Assumimos compromissos no ano passado e fico feliz em ver três cidades da Frente Nacional premiadas [no Ranking das Cidades Amigas da Internet]. O Poder Executivo apresenta os projetos, mas sabemos que ainda há algumas barreiras”, disse, apontando que em alguns lugares ainda há  a crença sobre os malefícios para a saúde por conta da instalação de infraestrutura móvel. “Temos de lidar com isto. Tanto quanto as infraestruturas físicas de água e esgoto, a população hoje deseja a infraestrutura tecnológica para se adequar ao mundo cada vez mais digital”, ressaltou.

Para o deputado Odorico Monteiro (PSB/CE), os desafios para a conectividade são grandes no Brasil. “Temos 40 mil unidades básicas de saúde e ter dados em tempo real só vai ser possível com conectividade. Também estamos discutindo interoperabilidade e como vamos enfrentar a formação das pessoas para este setor”, sustentou.

O deputado Vitor Lippi (PSDB/SP), presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio às Cidades Inteligentes, afirmou estar trabalhando para fomentar o acesso à banda larga. “Os desafios são grandes, mas estamos buscando acelerar o processo e a ampliação da banda larga. Temos o projeto de lei das antenas, para o qual o deputado [Eduardo] Cury está dando parecer favorável. Outro projeto na Câmara é a isenção para internet das coisas", pontuou.

Por sua vez, o parlamentar Eduardo Cury (PSDB/SP) reforçou que é preciso definir uma agenda para construir o Brasil do amanhã. “Precisamos reformar o modelo para atualizarmos as ofertas de serviços”. Quem também participou da cerimônia de abertura foi o deputado Eros Biondini (Pros/MG). “Temos que nos esforçar para o uso da tecnologia crescer e coloco-me à disposição para fazer o possível", completou.

LEIA TAMBÉM:

18/06/2018
Tributo "Zero" para um Brasil no Século XXI

18/06/2018
Na era digital, o Brasil é o país que mais cobra impostos sobre os serviços aos consumidores

18/06/2018
Expansão da banda larga passa pelo uso correto dos fundos setoriais

18/06/2018
Como agente arrecador do Fisco, Anatel tem a missão de buscar a eficiência no setor

18/06/2018
Relator detalha proposta para mudar sistema tributário no Brasil

18/06/2018
Serviços de telecomunicações são singulares, essenciais e estruturantes

18/06/2018
Proposta do Centro de Cidadania Fiscal prevê extinção de impostos e criação de IVA único

18/06/2018
Brasil errou ao deixar que os estados assumissem a tributação de setores estratégicos

17/06/2018
Fundos setoriais: setor precisa levar posição do TCU ao Supremo Tribunal Federal

12/06/2018
Telecomunicações enumera ações para levar Internet para mais brasileiros






Na era digital, o Brasil é o país que mais cobra impostos sobre os serviços aos consumidores

Serviços bons e mais baratos dependem de políticas públicas que permitam baixar a carga de quase 50% de impostos paga hoje pelo ...

LEIA MAIS



Jornal Correio Braziliense traz caderno especial com debates e propostas do Painel Telebrasil 2018

O jornal Correio Braziliense traz em sua edição desta terça-feira (5) um caderno especial com os temas e debates realizados no ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte