Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

Parceria das operadoras com governo garante acesso gratuito ao aplicativo Auxílio Emergencial
Agência Telebrasil
08/04/2020

Esse acordo se soma a outras iniciativas das empresas no combate à pandemia do novo coronavírus para ampliar o acesso a serviços digitais.

Uma parceria entre operadoras de telefonia móvel e a Caixa Econômica Federal permite desde esta terça-feira, 07, acesso gratuito ao aplicativo criado pelo governo para facilitar o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600. Essa é mais uma das iniciativas das prestadoras no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Com a parceria, as operadoras Algar Telecom, Claro, Oi, TIM e Vivo estão concedendo acesso gratuito ao aplicativo e ao site  https://auxilio.caixa.gov.br/ sem descontar do pacote de dados o tráfego de uso desses canais. A medida vale para planos pós e pré-pagos.

O Auxílio Emergencial é um benefício financeiro concedido pelo governo federal destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus - COVID 19.

Para agilizar a implementação da solução, as operadoras criaram um grupo de trabalho para viabilizar a interoperabilidade das redes e a padronização das informações, garantindo o trânsito pelas diversas empresas de forma rápida e ágil. A gestão da solução não é de responsabilidade das operadoras.

As empresas já implementaram também relevantes iniciativas no auxílio ao combate ao novo coronavírus, como ações para ampliar o acesso aos serviços para os usuários, concedendo bônus nos planos do pré e pós-pago, acesso gratuito ao App Coronavirus do Ministério da Saúde, e maior flexibilidade no processo de cobrança, por meio de revisões em suas políticas de negociação de dívidas por inadimplência, buscando criar melhores condições de prazo neste momento.

Também foram feitas parcerias para o envio de SMS gratuito sobre a pandemia, que já alcançaram 106 milhões de mensagens desde o dia 13 de março. E, mais recentemente, foi fechada parceria com o MCTIC para oferecer ao governo solução única de dados para monitorar mobilidade populacional, deslocamentos, pontos de aglomeração e identificar situações de concentração de pessoas e risco de contaminação pelo novo coronavírus. Os dados fornecidos visam exclusivamente o combate ao covid-19.

 

LEIA TAMBÉM:

27/05/2020
Telecom mostra ser essencial para apoiar a economia

27/05/2020
Digitalização abre oportunidades para a oferta de novos serviços

27/05/2020
Retomada brasileira passa pelos serviços de telecom

13/05/2020
Para o CGI.br, é preciso remover barreiras legislativas que impedem a instalação de redes de telecom

11/05/2020
Gargalos impõem limites ao alcance do investimento, diz Ferrari em live do Teletime

11/05/2020
Doze estados e 14 prefeituras já usam a plataforma das operadoras para identificar concentrações

29/04/2020
Celular está presente em 99,2% dos domicílios com acesso à Internet

29/04/2020
Em webinar do site Jota, Ferrari fala dos dados estatísticos dos Mapas de Calor

28/04/2020
Operadoras já enviaram 335 milhões de SMS com mensagens sobre a Covid-19

17/04/2020
Operadoras já enviaram 246 milhões de SMS com mensagens para o enfrentamento do novo coronavírus




Usuários de serviços de telecom pagaram R$ 65 bilhões em tributos no ano passado

Recolhimento foi o mais alto dos últimos 20 anos, tanto em volume arrecadado quanto em percentual sobre a receita.

...

LEIA MAIS



30 governos já usam plataforma das operadoras para medir isolamento social

Durante a live “Mobile Big Data no combate à pandemia”, do Mobile Time, o presidente-executivo do ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte