Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

Municípios investem em leis e práticas que incentivam a banda larga
Agência Telebrasil
21/05/2019

Porto Alegre, São José dos Campos e Uberlândia destacam a importância de estimular  a transformação digital ao serem premiadas pela Telebrasil.

As cidades amigas da internet, premiadas pela Telebrasil com base em práticas e mudanças legais que incentivem a implantação de infraestruturas nos municípios brasileiros, destacaram nesta terça, 21/5, durante a abertura do Painel Telebrasil 2019, que medidas em prol da transformação digital melhoram a vida dos cidadãos.

“Normalmente, a gente tem dentro da máquina pública a palavra ‘não’, o ‘não pode’, o ‘não dá’. Mas aqui temos colegas de prefeitura que sempre disseram o como fazer em prol da sociedade. Este é o primeiro passo de uma mudança estrutural”, destacou o prefeito de Porto Alegre/RS, Nelson Marchezan Jr., capital que mais avançou no ranking, feito pela consultoria Teleco, graças a mudanças na legislação municipal sobre o licenciamento de infraestrutura.

Como apontou o secretário de Governança da prefeitura de São José dos Campos/SP, Anderson Ferreira, que representou o prefeito Felício Ramuth, a própria elaboração do Ranking das Cidades Amigas da Internet provê informações importantes para orientar as cidades. São José dos Campos ficou em primeiro lugar no ranking de 2019.

“É uma grande honra para São José dos Campos. Não há dúvida sobre a importância da ferramenta e da consultoria das telecomunicações, que permitem ao município ver dados que possam ajudar a melhorar e implementar em suas legislações. No primeiro ano éramos o 21o. Depois passamos para a quarta colocação. Agora fomos o primeiro. E temos o desafio de não deixar Porto Alegre, em crescimento meteórico, passar na nossa frente. Seguimos tentando inovar para melhorar a vida do cidadão”, afirmou Ferreira.

Inovação, como ressaltou o prefeito Odelmo Leão, de Uberlândia/MG, é calcada na parceria entre governo e setor privado. A cidade, veterana de premiação como cidade amiga da internet, desta vez se destacou como aquela que mais oferece serviços digitais à população. “Sem parceria entre o Poder Público e empresários, certamente a gente não estaria aqui hoje”, insistiu.

LEIA TAMBÉM:

26/07/2019
Transformação Digital para um novo Brasil é o tema da revista do Painel Telebrasil 2019

18/06/2019
Anatel diz que regulamentação não será entrave para Internet das Coisas

18/06/2019
LCA Consultores: Brasil Digital requer dar prioridade às telecomunicações

17/06/2019
Brasil precisa criar diretrizes em inteligência artificial

12/06/2019
Painel Telebrasil aponta caminhos para um novo ciclo de investimentos

12/06/2019
Qualcomm: 5G tem papel crucial na transformação digital e na competitividade da economia

11/06/2019
Transformação digital exige vontade política para destravar investimentos

11/06/2019
Huawei: TICs são a base da era das coisas conectadas e inteligentes

11/06/2019
Brasil Digital passa por uma mudança de cultura

11/06/2019
Nokia: Para trazer mais investimentos, o Brasil precisa de reformas macro e microeconômicas




Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e Internet das Coisas. As aulas acontecem ...

LEIA MAIS



Especialistas descartam impacto de antenas e smartphones na saúde

Cobertura especial feita pela Newsletter Telebrasil mostra a falta de fundamento científico na onda de desinformação que avanço ...

LEIA MAIS



"Não há provas científicas contra antenas e telefones celulares", diz Renato Sabbatini

O CEO do Instituto Edumed e autor do relatório científico sobre o tema na Comissão Latino-americana de Altas Frequências e Saúd ...

LEIA MAIS



Potência de antenas celulares é muito baixa para causar danos à saúde

A afirmação é do diretor do Instituto Nacional de Telecomunicações, Carlos Nazareth Motta Marins. Ele refuta qualquer possibili ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte