" /> LCA Consultores: Brasil Digital requer dar prioridade às telecomunicações - Agência Telebrasil


Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

LCA Consultores: Brasil Digital requer dar prioridade às telecomunicações
Agência Telebrasil
18/06/2019

"Uma agenda digital pode nos permitir ganhar, em cinco anos, 31 posições que perdemos nos últimos cinco", afirma a sócia da LCA Consultores, Cláudia Viegas.

Os números demonstram que apostar em uma agenda digital para o Brasil tem potencial transformador, principalmente em ganhos de competitividade. Como apontou a sócia da LCA Consultores Cláudia Viegas, certos compromissos têm o condão de fazer o País recuperar o tempo e, até mesmo, os empregos perdidos nos últimos anos.

Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, Cláudia Viegas, que proferiu palestra no Painel Telebrasil 2019 (http://www.agenciatelebrasil.org.br/Noticias/TICs-sao-o-caminho-para-o-Brasil-aumentar-a-competitividade-306.html), observou que, nos últimos cinco anos, o Brasil perdeu 32 posições em competividade, mas considera que com uma agenda digital é possível ganhar 31 posições em cinco anos. “A questão é dar prioridade para as telecomunicações, para termos TICs de maneira completa em vários setores. E o bom disso é que as TICs permeiam todos os setores da economia”, afirmou.

Claudia Viegas mostrou, no Painel Telebrasil, como uma única solução de TICs pode determinar grandes resultados. “Telecom é a plataforma básica, mas há transbordamentos na indústria automobilística, nas cidades inteligentes. Por exemplo, uma sintonia maior de semáforos traz efeitos benéficos. Hoje, o brasileiro perde mais ou menos 82 minutos por dia em trânsito. São minutos improdutivos, nem consumindo, nem trabalhando. Reduzir isso soma recursos importantes para e a economia”, apontou.

Nas simulações feitas pela consultoria, o uso de uma solução de TICs mais inteligente nos sinais de trânsito pode resultar em milhões de postos de trabalho, além da geração de bilhões em salários – e consequentemente – impostos. Segundo a LCA Consultores, a simples adoção de TICs pode gerar mais de 13,6 milhões de empregos ao longo de um ano, lembrando que, hoje, há mais de 31,1 milhões de desempregados.

“O Brasil precisa ganhar produtividade, fazer mais com menos, ter uma agenda de desburocratização, alinhar políticas federais, estaduais e municipais para termos de fato sintonia na atração de investimentos e fazer com que tudo isso destrave”. Assistam à entrevista com a sócia da LCA Consultores Cláudia Viegas.

TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação

LEIA TAMBÉM:

11/07/2019
Imposto zero é fundamental para o País entrar na onda da Internet das Coisas

19/06/2019
Ranking Cidades Amigas da Internet tem São José dos Campos na liderança e Porto Alegre como a melhor capital

19/06/2019
Após simplificar processo de instalação de antenas, São José dos Campos se torna a primeira no Ranking Cidades Amigas da Internet

19/06/2019
Uberlândia, em MG, lidera o Ranking Serviços de Cidades Inteligentes

19/06/2019
Porto Alegre revoga lei 'pouquíssimo racional e antiga' para atrair investimentos e promover a inclusão digital

19/06/2019
Fortaleza reformula lei de antenas municipal e ganha 75 posições no Ranking Cidades Amigas da Internet

19/06/2019
Teleco: adequação à Lei das Antenas e agilidade nos processos fazem a diferença

19/06/2019
Lei das Antenas: órgãos federais são obrigados a cumprir a MP 881 e acelerar instalação de infraestrutura

19/06/2019
MCTIC: investimentos em cidades inteligentes têm de ser perenes

19/06/2019
Sem antenas, Brasil fica bem longe dos benefícios do 5G


 

Formação de mão de obra atual não atende demanda do setor de TICs

Em debate na Câmara dos Deputados, a Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (Contic), entidade que reú ...

LEIA MAIS



Governo quer a regulamentação das Antenas para resolver conflitos com direito de passagem

Em que pese a previsão em Lei de que o uso do direito de passagem é gratuito, nem o próprio governo segue essa disciplina, admi ...

LEIA MAIS



A economia digital é prioridade na agenda de companhias e governo

Na nova era, estratégias baseadas na utilização e massificação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são essenciai ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte