Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

GSMA: transformação digital direciona o crescimento econômico
Agência Telebrasil
22/05/2019

O diretor para Competição Econômica da associação, Serafino Abate, ao participar do Painel Telebrasil 2019, destaca que a digitalização é uma oportunidade de aumentar a produtividade por meio do uso da inovação para reduzir custos de produtos e serviços.

A transformação digital é o resultado das mudanças associadas à aplicação e à integração de tecnologias digitais em todos os aspectos da vida e da sociedade; é a mudança do físico para o digital que permite o uso de dados e serviços digitais para encontrar novas e mais inteligentes soluções para problemas antigos. Assim Serafino Abate, diretor da GSMA para Competição Econômica, abriu sua palestra nesta tercça-feira, 21/05, como keynote do Painel Telebrasil 2019, que tem como tema a Transformação Digital para o novo Brasil.

"A transformação digital direciona o crescimento econômico e beneficia todas as partes interessadas — stakeholders — e leva ao aumento de produtividade, o que é um impacto real na vida das pessoas", disse, acrescentando que ainda há muito trabalho a ser feito para o País alcançar este estágio. Para ele, o impacto da digitalização é ainda maior que o da banda larga fixa.

Serafino Abate apontou que o Brasil está à frente dos demais países da América Latina em uma série de indicadores, como adoção de smartphone e 4G, e afirmou que a posição de liderança deve se fortalecer até 2025. No entanto, globalmente, o Brasil ainda tem muito a avançar para alcançar as nações da OCDE. "Um ponto importante é a qualidade da infraestrutura, que precisa melhorar no Brasil."

Com relação às políticas públicas para suportar a transformação digital, Abate enumerou como  principais facilitadores a infraestrutura, a segurança e proteção digital, relevantes conteúdos e serviços locais, pessoas aptas à digitalização e a digitalização das companhias. "Transformação digital representa uma oportunidade para melhorar o aumento da produtividade, permitindo a inovação e reduzindo os custos de produtos e serviços", completou o diretor da GSMA.

LEIA TAMBÉM:

18/06/2019
Anatel diz que regulamentação não será entrave para Internet das Coisas

18/06/2019
LCA Consultores: Brasil Digital requer dar prioridade às telecomunicações

17/06/2019
Brasil precisa criar diretrizes em inteligência artificial

12/06/2019
Painel Telebrasil aponta caminhos para um novo ciclo de investimentos

12/06/2019
Qualcomm: 5G tem papel crucial na transformação digital e na competitividade da economia

11/06/2019
Transformação digital exige vontade política para destravar investimentos

11/06/2019
Huawei: TICs são a base da era das coisas conectadas e inteligentes

11/06/2019
Brasil Digital passa por uma mudança de cultura

11/06/2019
Nokia: Para trazer mais investimentos, o Brasil precisa de reformas macro e microeconômicas

11/06/2019
Prestadoras são os grandes atores da plataforma digital


 

Formação de mão de obra atual não atende demanda do setor de TICs

Em debate na Câmara dos Deputados, a Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (Contic), entidade que reú ...

LEIA MAIS



Governo quer a regulamentação das Antenas para resolver conflitos com direito de passagem

Em que pese a previsão em Lei de que o uso do direito de passagem é gratuito, nem o próprio governo segue essa disciplina, admi ...

LEIA MAIS



A economia digital é prioridade na agenda de companhias e governo

Na nova era, estratégias baseadas na utilização e massificação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são essenciai ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte