Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

GSMA: transformação digital direciona o crescimento econômico
Agência Telebrasil
22/05/2019

O diretor para Competição Econômica da associação, Serafino Abate, ao participar do Painel Telebrasil 2019, destaca que a digitalização é uma oportunidade de aumentar a produtividade por meio do uso da inovação para reduzir custos de produtos e serviços.

A transformação digital é o resultado das mudanças associadas à aplicação e à integração de tecnologias digitais em todos os aspectos da vida e da sociedade; é a mudança do físico para o digital que permite o uso de dados e serviços digitais para encontrar novas e mais inteligentes soluções para problemas antigos. Assim Serafino Abate, diretor da GSMA para Competição Econômica, abriu sua palestra nesta tercça-feira, 21/05, como keynote do Painel Telebrasil 2019, que tem como tema a Transformação Digital para o novo Brasil.

"A transformação digital direciona o crescimento econômico e beneficia todas as partes interessadas — stakeholders — e leva ao aumento de produtividade, o que é um impacto real na vida das pessoas", disse, acrescentando que ainda há muito trabalho a ser feito para o País alcançar este estágio. Para ele, o impacto da digitalização é ainda maior que o da banda larga fixa.

Serafino Abate apontou que o Brasil está à frente dos demais países da América Latina em uma série de indicadores, como adoção de smartphone e 4G, e afirmou que a posição de liderança deve se fortalecer até 2025. No entanto, globalmente, o Brasil ainda tem muito a avançar para alcançar as nações da OCDE. "Um ponto importante é a qualidade da infraestrutura, que precisa melhorar no Brasil."

Com relação às políticas públicas para suportar a transformação digital, Abate enumerou como  principais facilitadores a infraestrutura, a segurança e proteção digital, relevantes conteúdos e serviços locais, pessoas aptas à digitalização e a digitalização das companhias. "Transformação digital representa uma oportunidade para melhorar o aumento da produtividade, permitindo a inovação e reduzindo os custos de produtos e serviços", completou o diretor da GSMA.

LEIA TAMBÉM:

12/06/2019
Painel Telebrasil aponta caminhos para um novo ciclo de investimentos

12/06/2019
Qualcomm: 5G tem papel crucial na transformação digital e na competitividade da economia

11/06/2019
Transformação digital exige vontade política para destravar investimentos

11/06/2019
Huawei: TICs são a base da era das coisas conectadas e inteligentes

11/06/2019
Brasil Digital passa por uma mudança de cultura

11/06/2019
Nokia: Para trazer mais investimentos, o Brasil precisa de reformas macro e microeconômicas

11/06/2019
Prestadoras são os grandes atores da plataforma digital

11/06/2019
Ericsson: um ano de atraso na implantação do 5G e o governo deixará de arrecadar R$ 25 bilhões até 2025

11/06/2019
Aprovação do PLC 79/16 é essencial para políticas públicas de inclusão digital

11/06/2019
Cobertura e qualidade de serviços dependem de avanços nas condições de investir e instalar redes




Hospital Santa Paula investe na personalização do atendimento com transformação digital

Instituição adota novas tecnologias, mas, mais do que tudo, investe na qualificação do profissional para lidar com as novas fer ...

LEIA MAIS



Só com mão de obra capacitada, o Brasil terá uma agricultura 4.0

Com o maior uso de tecnologia, há uma demanda significativa de profissionais para o campo com o domínio de TICs, diz a chefe-ge ...

LEIA MAIS



A economia digital é prioridade na agenda de companhias e governo

Na nova era, estratégias baseadas na utilização e massificação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são essenciai ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte