Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

Fique Antenado! E entenda o papel das antenas na economia digital
Agência Telebrasil
06/12/2019

Portal criado pelo SindiTelebrasil reúne conteúdos e dicas para esclarecer a população, prefeituras e vereadores sobre a instalação de antenas de celular e internet móvel e contribuir com o processo de atualização das leis municipais. A iniciativa contou com o endosso do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações.

Reunir conteúdos e dicas sobre a instalação de antenas de celular e internet móvel em um portal para mostrar a importância da tecnologia no desenvolvimento da economia digital é o intuito do portal Fique Antenado!, lançado pelo SindiTelebrasil. O Fique Antenado! concentra estudos, entrevistas, vídeos, cartilha, gráficos, legislação, o Mapa de Antenas e os rankings Cidades Amigas da Internet e Serviços das Cidades Inteligentes.

Lançado no Fórum Cidades Amigas da Internet e os Desafios para a Conectividade, realizado no dia 03/12, em Brasília, o portal Fique Antenado! contém o estudo completo do ranking Cidades Amigas da Internet, com a classificação dos 100 maiores municípios brasileiros em número de habitantes.

Nas primeiras posições do ranking, estão as cidades consideradas mais amigas da internet, ou seja, aquelas que mais estimulam a conectividade e que têm leis modernas e menos burocracia nos processos de licenciamento. Nessas cidades, a expansão das redes pode ser feita na mesma velocidade do aumento da demanda por novos serviços. Assim, ganham todos, especialmente o município e a população.

Entre as últimas colocadas, aparecem as cidades que ainda precisam atualizar a legislação e diminuir a burocracia para a instalação de antenas, para que, com processos mais ágeis e leis mais modernas, possam mudar a sua realidade.

Essas leis desatualizadas têm dificultado a expansão da cobertura no mesmo ritmo acelerado da demanda por novos serviços. Temos hoje cerca de 100 mil antenas no Brasil, mas precisamos pelo menos dobrar esse número. Com a tecnologia 5G, que será implantada no País nos próximos anos, será necessário um número 5 vezes maior de antenas que o 4G.

Para auxiliar nessa modernização, o SindiTelebrasil coloca à disposição para consulta no portal a legislação atual sobre o tema – como a Lei Geral das Antenas aprovada pelo Congresso Nacional em 2015 – e uma sugestão de projeto de lei padrão, que pode ser utilizado pelas legislaturas municipais.

O portal traz ainda outros conteúdos para embasar a discussão do tema pelas prefeituras e câmaras municipais, como vídeos explicativos sobre o funcionamento e importância das antenas e uma cartilha com respostas às principais dúvidas sobre o assunto. Entrevistas com especialistas e autoridades também oferecem uma visão de como as antenas são tratadas no País do ponto de vista técnico, legal, regulatório e urbanístico, entre outros, e derrubam teses infundadas de que antenas e celulares façam mal à saúde.

O portal Fique Antenado! permite ainda acesso ao Mapa de Antenas, no qual pode ser consultada a cobertura das redes por município, em todo o País. Também disponibiliza o ranking Serviços das Cidades Inteligentes, com a avaliação dos 100 maiores municípios, sob a perspectiva de oferta de serviços digitais pela administração municipal.

SindiTelebrasil - Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal

LEIA TAMBÉM:

01/04/2020
Legislação municipal atualizada garante investimento em conectividade nas cidades

01/04/2020
Antenas têm participação grande no atendimento ao aumento de demanda, especialmente na periferia, avalia o presidente da Abrintel

01/04/2020
Prefeito de Campinas edita decreto para autorizar instalação automática de antenas de celular e internet móvel

12/02/2020
Ferrari defende no Senado políticas públicas para a expansão ainda maior dos serviços

19/12/2019
Estudo da Anatel comprova que celulares não fazem mal à saúde

06/12/2019
Brasil já tem mais de 151 milhões de celulares 4G

06/12/2019
Fique Antenado! E entenda o papel das antenas na economia digital

06/12/2019
Iniciativa para fomentar a conectividade tem MCTIC e Anatel como incentivadores

05/12/2019
Brasileiros exigem conectividade como insumo essencial

05/12/2019
MCTIC endossa ação do SindiTelebrasil para massificar instalação de antenas no Brasil




Operadoras vão disponibilizar dados de mobilidade ao MCTIC para monitorar deslocamento

Solução virá de atuação conjunta das principais empresas de telecomunicações a partir de dados das redes móveis para auxiliar n ...

LEIA MAIS



Entidades de telecomunicações encaminham carta a prefeitos pedindo adequação urgente das normas de instalação de antenas

Diante da pandemia do novo coronavírus e da necessidade de manter a conectividade, dez Associações e Federações se unem para so ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte