Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

Febratel assina acordo de cooperação técnica com CNJ e Senacon
Agência Telebrasil
08/11/2019

A adesão ao projeto piloto de integração do Consumidor.gov.br com Processo Judicial Eletrônico abre mais um canal de mediação para os consumidores

O presidente executivo da Febratel, Marcos Ferrari, assinou nesta quinta-feira (7) acordo de cooperação técnica para aderir ao processo de integração da plataforma Consumidor.gov.br ao Processo Judicial Eletrônico (PJe), para solução online de conflitos de consumo no setor de telecomunicações. O acordo foi assinado entre a Febratel, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Com a integração, o usuário que ingressar com uma ação judicial referente ao setor de telecomunicações poderá tentar uma negociação online, sem que isso atrase ou interfira no andamento do processo judicial.

“Essa é a terceira iniciativa nos últimos meses no sentido de melhorar as relações do setor de telecom com consumidores”, afirmou Ferrari durante a cerimônia de assinatura do acordo, na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), lembrando que o setor lançou recentemente a plataforma Não me Perturbe e o Código de Conduta de Telemarketing.  “São iniciativas que têm o objetivo de inspirar boas práticas”, acrescentou.

O presidente do STF e do CNJ, ministro Dias Tofolli disse que a assinatura do acordo é um importante passo para aumentar a eficiência das resoluções dos conflitos consumeristas. “Celebramos hoje uma importante parceria para enfrentar desafios das relações de consumo, impulsionadas pelas inovações tecnológicas”, afirmou o ministro.

O diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon, Fernando Meneguin, disse que que a iniciativa exige muito diálogo e que a resposta tem sido rápida e extremamente exitosa. “Ganham as empresas, ganha o consumidor, ganha o País”, afirmou.

O presidente da Anatel, Leonardo de Morais, e o conselheiro da agência Emmanoel Campelo reforçaram a importância do diálogo institucional entre o poder judiciário e o setor privado. “Na Anatel, a pauta consumerista tem grande destaque”, afirmou Campelo. “Não podemos falar em inclusão social sem inclusão digital. É nesse sentido que a Anatel trabalha para empoderar o consumidor”, completou Morais.

O setor de telecomunicações tem um papel atuante no Consumidor.gov.br e detém o maior índice de resolução de demandas apresentadas pelos consumidores (86%), acima da média de 81%.

A Febratel integra o Comitê Gestor do Consumidor.gov.br, que é uma plataforma online que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo. O PJe, por sua vez, é o sistema desenvolvido pelo CNJ para a tramitação de processos judiciais, utilizado pela maioria dos tribunais de Justiça.

LEIA TAMBÉM:

06/01/2020
Com novo marco legal, 2020 chega promissor para as telecomunicações

06/01/2020
Cidades inteligentes dependem de infraestrutura de telecom

06/01/2020
Anatel: quanto mais torres, menos radiação

06/01/2020
Boas práticas na infraestrutura melhoram indicadores socioeconômicos

06/01/2020
Ranking Cidades Amigas da Internet incentiva a ter um ambiente melhor para infraestrutura

19/11/2019
Avanço da tecnologia e aumento da demanda vão ampliar a necessidade de instalação de infraestrutura

18/11/2019
Testes comprovam a viabilidade técnica da convivência entre o 5G e parabólicas

08/11/2019
Febratel assina acordo de cooperação técnica com CNJ e Senacon

07/11/2019
Avanço dos investimentos e chegada do 5G exigem ajustes na lei de antenas

07/11/2019
Silêncio positivo pode destravar R$ 2 bilhões em investimentos




Futuro do trabalho: Saiba quais são os 10 comportamentos essenciais para ser um profissional em TICs

Inteligência emocional, pensamento analítico, criatividade são alguns dos comportamentos exigidos no novo modelo de trabalho. E ...

LEIA MAIS



Ler, informar e estudar: o tripé essencial do profissional buscado no mercado

O Brasil vive um paradoxo onde muitas pessoas estão à procura de emprego e não acham, e ao mesmo tempo, as empresas têm dificul ...

LEIA MAIS



Fique Antenado! E entenda o papel das antenas na economia digital

Portal criado pelo SindiTelebrasil reúne conteúdos e dicas para esclarecer a população, prefeituras e vereadores sobre a instal ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte