Agência Telebrasil
Expediente
Telebrasil



O SindiTelebrasil agora é Conexis Brasil Digital. Saiba mais.

Febratel, Senacon e cinco Procons fazem parceria para ampliar acesso ao Consumidor.gov.br
Agência Telebrasil
31/07/2020

Serão doados computadores, com acesso à Internet, para unidades de atendimento dos Procons no Distrito Federal e nos estados de Sergipe, Pará, Rondônia e Rio Grande do Sul. A plataforma online permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos.

A Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel) assinou nesta sexta-feira, 31/07, com representantes de cinco Procons os termos de doação de computadores para serem instalados nas unidades de atendimento dos Procons no Distrito Federal e nos estados de Sergipe, Pará, Rondônia e Rio Grande do Sul.
A medida faz parte de uma parceria firmada entre a Febratel e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, com o objetivo de ampliar o acesso da população ao Consumidor.gov.br, que é uma plataforma online que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo.

Os computadores serão instalados na entrada dos Procons indicados pela Senacon e estarão conectados à internet. O consumidor que procurar as unidades de atendimento dos Procons desses estados poderá fazer previamente um contato direto com a empresa pela plataforma Consumidor.gov.br para buscar resolver o problema. “O setor de telecomunicações tem um papel atuante no Consumidor.gov.br e detém o maior índice de resolução de demandas apresentadas pelos consumidores, de 90,6%, acima da média de 81%”, pontuou o presidente executivo da Febratel, Marcos Ferrari.

Da cerimônia online de assinatura participaram o secretário da Senacon, Luciano Timm, a superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel, Elisa Leonel, o Gerente de Normas da Febraban, Evandro Zuliani, o Diretor do Procon/DF, Marcelo de Souza do Nascimento, o Diretor do Procon/PA, Nadilson Cardoso das Neves, o Diretor do Procon/RO, Ihgor Jean Rego, a Diretora do Procon/RS, Cristiane Marconato e a Diretora do Procon/SE, Tereza Raquel Fontes Martins.

Luciano Timm, da Senacon, parabenizou a iniciativa da Febratel e destacou a importância “do diálogo e da harmonização das relações de consumo.” Para o Diretor do Procon/DF, Marcelo de Souza do Nascimento, “a plataforma é sensacional e faz a aproximação do consumidor com o fornecedor com resolução rápida.” Nadilson Cardoso das Neves, Diretor do Procon/PA, disse que a plataforma tem uma grande aceitação pelos consumidores do seu estado e elogiou o projeto que gera “fortalecimento das políticas públicas voltadas para o consumidor.”

Para o Diretor do Procon/RO, Ihgor Jean Rego, “essas novas tecnologias facilitam o atendimento à população e abrem novas possibilidades de resolução das demandas, principalmente nesse momento de pandemia.” Cristiane Marconato, Diretora do Procon/RS, destacou que “essa oportunidade de ensinar o consumidor a operar a ferramenta será uma mudança de cultura, buscando soluções alternativas para a resolução dos conflitos.”

Já a Diretora do Procon/SE, Tereza Raquel, ressaltou a importância desse canal virtual e que “o índice de consumidores que utilizam a plataforma deve subir muito.” Já a Anatel, representada pela Superintendente de Relações com os Consumidores, Elisa Leonel, disse que o setor de telecomunicações já amadureceu muito na relação com seus consumidores e “tem alta resolubilidade na plataforma consumidor.gov.br assim como nas demandas que chegam na Anatel.”

A Febratel integra o Comitê Gestor do Consumidor.gov.br e faz parte de outras iniciativas como o Projeto Judicial Eletrônico, que integrado à plataforma do Consumidor.gov.br, permite ao cliente tentar uma negociação online, sem que isso atrase ou interfira no andamento do processo judicial.

LEIA TAMBÉM:

31/07/2020
Febratel, Senacon e cinco Procons fazem parceria para ampliar acesso ao Consumidor.gov.br

15/06/2020
Retomada brasileira passa pelos serviços de telecom

15/06/2020
Teletrabalho é um caminho sem volta

15/06/2020
Empresas e pessoas mudaram a forma de interagir a partir da Covid-19

08/11/2019
Febratel assina acordo de cooperação técnica com CNJ e Senacon

15/08/2019
BRICS: Telecomunicações são essenciais à economia digital

12/08/2019
Telebrasil participa do 5th encontro de ministros das Comunicações dos BRICS

25/07/2019
Brasil cai duas posições no Índice Global de Inovação

25/07/2019
Brasil tem 930 mil sites de comércio eletrônico

05/02/2019
BNDES seleciona 15 pilotos de Internet das Coisas para financiamento



Painel Telebrasil 2020 - Evento Digital - 08, 15, 22 e 29 de setembro 

Soluções para o 5G serão técnicas e Ministério das Comunicações fará diálogo com operadoras

Resultados de reunião entre empresas de telecomunicações associadas à Conexis e o ministro Fabio Faria foram considerados posit ...

LEIA MAIS



Leis da desoneração do IoT e que moderniza o Fust trazem avanços para as telecomunicações

Sanção do PL 172/2020, no entanto, deixou de fora mecanismo que daria maior efetividade aos investimentos em políticas públicas ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS




Agência Telebrasil © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte