Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

Fábio Faria assume o comando do Ministério das Comunicações
Agência Telebrasil
17/06/2020

Novo ministro destacou que tem como meta democratizar o acesso as novas tecnologias para conectar os cidadãos brasileiros à sociedade da Informação. Também ressaltou o papel da digitalização no combate aos efeitos da pandemia de Covid-19. O SindiTelebrasil participou da solenidade de posse.

Em solenidade realizada nesta quarta-feira, 17/06, o deputado do PSD/RN, Fabio Faria, foi empossado como o novo ministro das Comunicações, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Em seu discurso, Fábio Faria lembrou os dias turbulentos vividos no Brasil em função da pandemia de Covid-19 e ressaltou a relevância da digitalização para o País funcionar. O novo ministro citou, por exemplo, o avanço do comércio eletrônico no varejo, essencial para o atendimento à população brasileira.

Faria lembrou que as mudanças vivenciadas pela telefonia, pela internet e pela TV são imediatas e massivas e exigem agilidade. "Nossa meta é democratizar o acesso as tecnologias para conectar os cidadãos brasileiros à sociedade da Informação", destacou. Segundo ainda o novo ministro, o trabalho, agora, é o de avançar a oferta da banda larga de forma consistente para levar o acesso para todos os lares brasileiros.

O presidente-executivo do SindiTelebrasil, Marcos Ferrari, esteve presente à cerimônia de posse e reforçou ao ministro o compromisso do setor de telecom de contribuir com a conectividade e a digitalização do País, dando continuidade à expansão dos serviços e à conexão de um número cada vez maior de brasileiros que vêm sendo implementadas nos últimos 22 anos pelos investimentos do setor privado no País. “Vemos a recriação do Ministério das Comunicações como o reconhecimento da importância do setor de telecom para o Brasil e do quanto é fundamental para a economia e a sociedade”, afirmou.

Fabio Faria destacou o papel do 5G. "O 5G será fundamental como infraestrutura para permitir uma banda larga com qualidade e terá impacto significativo na economia", pontuou. Ao citar o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, Faria afirmou que os dois ministérios têm a responsabilidade de trabalhar junto pelo avanço das novas tecnologias e da digitalização no Brasil.

Participaram da solenidade de posse de Fábio Faria, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, e o ex-ministro das Comunicações e presidente do PSD, Gilberto Kassab.

LEIA TAMBÉM:

24/06/2020
Prestadoras de serviços de telecom investiram R$ 6,9 bi no 1º trimestre

17/06/2020
Fábio Faria assume o comando do Ministério das Comunicações

15/06/2020
Conectividade é plataforma para o desenvolvimento socioeconômico

15/06/2020
Telecom mostra ser essencial para apoiar a economia

15/06/2020
Digitalização abre oportunidades para a oferta de novos serviços

15/06/2020
Retomada brasileira passa pelos serviços de telecom

04/06/2020
Brasil soma 234 milhões de smartphones ativos

13/05/2020
Para o CGI.br, é preciso remover barreiras legislativas que impedem a instalação de redes de telecom

11/05/2020
Gargalos impõem limites ao alcance do investimento, diz Ferrari em live do Teletime

11/05/2020
Doze estados e 14 prefeituras já usam a plataforma das operadoras para identificar concentrações




Brasil alcança 100 mil antenas de telefonia e internet móvel, mas precisa de muito mais

O ritmo do licenciamento de antenas pelas prefeituras precisa ser acelerado, com a atualização de lei municipais e mudanças nos ...

LEIA MAIS



Prestadoras de serviços de telecom investiram R$ 6,9 bi no 1º trimestre

Levantamento do SindiTelebrasil mostra que, apesar dos desafios como a elevada carga tributária e o alto custo regulatório, os ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte