Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

Estudioso do big bang sustenta que radiação de antenas e celulares não causa câncer
Agência Telebrasil
12/08/2019

"A quantidade de energia à qual nossos corpos são expostos pela radiação da radiofrequência é muito baixa", garantiu o astrofísico teórico e PhD, Dr. Ethan Siegel, ao responder à The American Council on Science and Health, organização pró-ciência de defesa do consumidor dos Estados Unidos.

O astrofísico teórico norte-americano, Dr. e PhD Ethan Siegel, um dos estudiosos do big bang [teoria cosmológica dominante sobre o desenvolvimento inicial do universo], foi enfático ao responder aos questionamentos feitos pelo Dr. Alex Berezow, vice-presidente da The American Council on Science and Health, uma organização pró-ciência de defesa do consumidor norte-americana: antenas e celulares não causam câncer nem danos à saúde humana.

Ethan Siegel explicou que há três considerações a serem levadas em conta para se determinar se uma fonte de radiação é perigosa: a energia por fóton, a quantidade total de energia e a capacidade do objeto exposto à energia para a absorção da radiação. No caso da primeira hipótese – energia por fóton –, o cientista sustentou que “os fótons associados ao espectro de rádio são muito fracos para romper as ligações químicas, o que significa que eles não podem causar câncer.”

O especialista prosseguiu afirmando que “a quantidade total de energia à qual os corpos humanos são expostos pela radiação de radiofrequência é muito baixa.” Além disso, acrescentou, “os corpos humanos não são bons em absorver essa radiação. É por isso que o 5G ou qualquer outra frequência móvel, para não mencionar o próprio rádio AM/FM, não provoca câncer”, relatou Ethan Siegel.

O artigo do Dr. Alex Berezow, vice-presidente da The American Council on Science and Health, publicado no dia 29 de julho, critica as desinformações que estão sendo lançadas à opinião pública, especialmente, por conta da chegada do 5G ao mercado norte-americano. O cientista lembrou que o National Cancer Institute, dos Estados Unidos, tem uma página dedicada ao tema, para explicar que os telefones celulares e antenas não causam câncer.

“As denúncias são primárias, mentirosas e do jeito que estão sendo feitas prejudicam a própria ciência. Se a radiação fizesse todo mal que eles propagam, a própria luz do sol já teria matado os seres humanos. A desinformação científica precisa ser combatida. As teorias das conspirações não podem seguir adiante”, completou.

LEIA TAMBÉM:

03/10/2019
Sem conectividade, Brasil fica ainda mais longe da economia digital

03/10/2019
Belo Horizonte precisa atualizar sua legislação para ter conectividade, indústria 4.0 e economia digital

02/10/2019
Belo Horizonte sedia fórum para debater novas tecnologias e desafios para a instalação de antenas de celular

20/09/2019
Representantes do MCTIC, da Anatel e especialistas participam em BH do Fórum Cidades Inteligentes, IoT e Conectividade

10/09/2019
Fórum debate novas tecnologias e desafios para a instalação de antenas de celular em BH

09/09/2019
Antenas estão em todo lugar e não são um risco à saúde

09/09/2019
Fake news sobre antenas reforçam a importância de debater tecnologia nas comissões de C&T

12/08/2019
Especialistas descartam impacto de antenas e smartphones na saúde

12/08/2019
Anatel: fake news que associam riscos à telefonia móvel não têm respaldo técnico

12/08/2019
"Não há provas científicas contra antenas e telefones celulares", diz Renato Sabbatini


 

Setor de telecom lança campanha de sustentabilidade pela fatura digital

Todos os meses, 76 milhões de clientes de serviços de telecom ainda recebem a fatura impressa. Em média, são 152 milhões de fol ...

LEIA MAIS



Bolsonaro: "Temos uma oportunidade ímpar de mudar o Brasil"

Presidente da República, Jair Bolsonaro, destacou que a Lei 13.879/19, que atualizou o marco Legal de Telecom, vai proporcionar ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte