Agência Telebrasil
Expediente
Telebrasil



  • 8, 15, 22 e 29 de setembro, 2020 - Evento Digital

Empresas e pessoas mudaram a forma de interagir a partir da Covid-19
Agência Telebrasil
15/06/2020

Os serviços digitais foram incorporados aos hábitos das pessoas e das empresas, e as telecomunicações estão cada vez mais essenciais, diz Márcia Ogawa, sócia da Deloitte no Brasil.

Uma nova sociedade está sendo definida a partir da pandemia do coronavírus, afirma a sócia da Deloitte no Brasil Márcia Ogawa. À Agência Telebrasil, a especialista diz que a Covid-19 acelerou muito a transformação digital das empresas e das pessoas. Para ela, as telecomunicações provaram ser o pilar da economia digital e serão ainda mais essenciais na reconstrução da sociedade no pós-pandemia.

É fato que o coronavírus teve um forte impacto na economia mundial. A própria Deloitte fez ajustes nas suas projeções direcionadas para TICs em 2020, destacando os segmentos que vão florescer e os que vão sentir os efeitos de modo mais significativo. A consultoria projeta que a conexão do mundo real ao digital, batizada de gêmeos digitais, chegou para ficar. "É comprovado que a união do trabalho físico ao digital aumenta a eficiência, transforma e otimiza processos", reforça o levantamento, divulgado pela União Internacional de Telecomunicações.

O levantamento apura ainda que as soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) estão redefinindo a maneira como vivemos a tecnologia. Os analistas da Deloitte ressaltam que já há investimentos em tecnologias para entender melhor os seres humanos e oferecer respostas de formas mais apropriadas e próximas às relações inter-humanas, com fatores emocionais. 

Em contrapartida, há segmentos bastante afetados. A Deloitte estima uma queda de até 10% nas previsões feitas para a venda global de smartphones, por conta do fraco desempenho no primeiro semestre. O uso dos chips Edge Inteligência Artificial, aguardados com muita expectativa, também não será como idealizado. 

A Deloitte previu que um terço dos smartphones teria unidades de processamento neural em 2020, com cerca de 500 milhões de chips de um total de 750 milhões de processadores edge IA. A nova projeção reduz a quantidade em 100 milhões. E até 2024 a perspectiva é de que sejam confirmados 1,6 bilhões de chips. 

O impacto da Covid-19 no ano de 2020 é efetivo, mas ainda assim a sócia da Deloitte no Brasil não se mostra pessimista. Márcia Ogawa admite que muitas mudanças – e rápidas – aconteceram, mas observa que a pandemia permitiu uma revisão cultural com relação ao teletrabalho. "O que havia de resistência se perdeu por conta da necessidade efetiva de se usar", relata. 

Ao fim, acrescenta a especialista, a pandemia trouxe uma nova forma de interagir e o pós-covid-19 mostrará os serviços digitais incorporados aos hábitos das empresas e pessoas. Assistam ao posicionamento da sócia diretora da Deloitte Brasil.

LEIA TAMBÉM:

31/07/2020
Febratel, Senacon e cinco Procons fazem parceria para ampliar acesso ao Consumidor.gov.br

15/06/2020
Retomada brasileira passa pelos serviços de telecom

15/06/2020
Teletrabalho é um caminho sem volta

15/06/2020
Empresas e pessoas mudaram a forma de interagir a partir da Covid-19

08/11/2019
Febratel assina acordo de cooperação técnica com CNJ e Senacon

15/08/2019
BRICS: Telecomunicações são essenciais à economia digital

12/08/2019
Telebrasil participa do 5th encontro de ministros das Comunicações dos BRICS

25/07/2019
Brasil cai duas posições no Índice Global de Inovação

25/07/2019
Brasil tem 930 mil sites de comércio eletrônico

05/02/2019
BNDES seleciona 15 pilotos de Internet das Coisas para financiamento



Painel Telebrasil 2020 - Evento Digital - 08, 15, 22 e 29 de setembro 

Cenário econômico e desafios regulatórios do 5G marcam a agenda do dia 22 do Painel Telebrasil 2020

Participam dos debates ex-ministros da área econômica, os presidentes da Anatel e Anacom, Minicom, parlamentares e os CEOs da O ...

LEIA MAIS



Paulo Guedes: o futuro terá mais comunicação, mais telecomunicações, será mais digital

O ministro da Economia, Paulo Guedes, reforçou a necessidade de destravar investimentos. Sobre a reforma tributária, admitiu qu ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS




Agência Telebrasil © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte