Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

Coordenação da OAB faz diagnóstico sobre uso de Inteligência Artificial
Agência Telebrasil
07/12/2018

Debate sobre o impacto do uso da tecnologia – que faz surgir a advocacia 4.0 – mobilizou os principais especialistas do tema, na sede da OAB, em Brasília. A Coordenação de Inteligência Artificial se comprometeu a divulgar um diagnóstico sobre o impacto da IA na categoria até o dia 31 de janeiro, quando se encerra a gestão do presidente Claudio Lamachia.

A coordenação de Inteligência Artificial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoveu na quarta-feira, 05/12, um debate sobre o impacto da inteligência artificial para a classe dos advogados.

O evento reuniu grandes nomes da área, especialistas, pesquisadores e diretores jurídicos de diversos setores importantes para o País, entre eles,  Renato Opice Blum, Marcel Dimitrow Grácia Pereira, Eduardo Kawamorita Pereira, Joao Paulo Rodrigues, Leonardo Lamachia, Frank Ned Santa Cruz, Guilherme Tepedino, Renato Mandaliti, Alexandre Atheniense, Antônio Maia e Ricardo Vieira. Os trabalhos foram presididos pelo diretor jurídico da Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel), José Américo.

Entre os assuntos debatidos estavam as oportunidades e as ameaças advindas do uso da Inteligência Artificial, do machine learning e dos algoritmos na rotina dos advogados. Os participantes do encontro discutiram, por exemplo, os limites que devem vir a ser observados, os regramentos existentes para a adoção da IA e como é possível ajustar a advocacia 4.0 às disciplinas do estatuto da OAB.

Ficou acertado que os integrantes da Coordenação de Inteligência Artificial – composta por 12 advogados e presidida pelo diretor jurídico da Febratel, José Américo – vão formular um diagnóstico sobre o tema, que será entregue até o dia 31 de janeiro de 2019, quando se encerra o mandato do atual presidente e grande apoiador da iniciativa, Claudio Lamachia. O material servirá de subsídio para que a próxima gestão possa se posicionar sobre o tema.

LEIA TAMBÉM:

12/06/2019
Qualcomm: 5G tem papel crucial na transformação digital e na competitividade da economia

11/06/2019
Transformação digital exige vontade política para destravar investimentos

11/06/2019
Huawei: TICs são a base da era das coisas conectadas e inteligentes

11/06/2019
Brasil Digital passa por uma mudança de cultura

11/06/2019
Nokia: Para trazer mais investimentos, o Brasil precisa de reformas macro e microeconômicas

11/06/2019
Prestadoras são os grandes atores da plataforma digital

11/06/2019
Ericsson: um ano de atraso na implantação do 5G e o governo deixará de arrecadar R$ 25 bilhões até 2025

11/06/2019
Conectividade é crucial à transformação digital

23/05/2019
Cisco: luta contra agentes maliciosos é sem trégua no ambiente digital

23/05/2019
Fibra óptica impulsiona a transformação digital




Hospital Santa Paula investe na personalização do atendimento com transformação digital

Instituição adota novas tecnologias, mas, mais do que tudo, investe na qualificação do profissional para lidar com as novas fer ...

LEIA MAIS



Só com mão de obra capacitada, o Brasil terá uma agricultura 4.0

Com o maior uso de tecnologia, há uma demanda significativa de profissionais para o campo com o domínio de TICs, diz a chefe-ge ...

LEIA MAIS



A economia digital é prioridade na agenda de companhias e governo

Na nova era, estratégias baseadas na utilização e massificação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são essenciai ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte