Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

Brasil tem 930 mil sites de comércio eletrônico
Agência Telebrasil
25/07/2019

Aumento da infraestrutura de conectividade permitiu, nos últimos dois anos, o surgimento de 250 mil novos sites de vendas online no País, de acordo com a 5ª edição da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, uma parceria entre BigData Corp e PayPal Brasil.

Com o incremento de conectividade no Brasil, o País avança mais no comércio eletrônico. A 5ª edição da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, uma parceria entre BigData Corp e PayPal Brasil, revela que existem, atualmente, cerca de 930 mil sites dedicados ao comércio eletrônico, que, em sua maioria (59,76%), adota plataformas fechadas e, em geral, gratuitas. Após dois anos de crescimento moderado — 9,23% em 2016 e 12,5% em 2017 —, o e-commerce brasileiro vivenciou, entre 2018 e 2019, sua maior expansão desde 2014. 

Desde 2018, cerca de 250 mil novos comércios eletrônicos entraram no mercado – e cerca de 8% faturam mais de R$ 100 milhões anuais e correspondem a sites com mais de 500 mil visitas mensais. O e-commerce praticamente triplicou sua participação no total de sites da web brasileira desde 2015. De lá para cá, saiu de uma fatia de meros 2,65% para os atuais 7,04%, comprovando sua crescente importância.

Sites pequenos, com até 10 mil visitas mensais são maioria e, com a entrada de mais de 250 mil novas lojas online no último ano, aumentaram sua participação, de 82,48% para 88,77%. Já os sites médios, que recebem entre 10.001 visitas mensais e 500 mil visitas mensais, assistiram sua participação cair mais de 7 pontos percentuais, de 9,99% para 2,58%.

A pesquisa também constatou que a oferta de carteiras virtuais nas lojas online brasileiras é opção em mais da metade dos comércios eletrônicos (50,28%). Essa presença vem, gradualmente, aumentando desde 2015 (ano da primeira edição da pesquisa), quando os meios eletrônicos de pagamento eram opção em 38,09% do e-commerce.

O tempo médio de vida de um e-commerce mais do que quintuplicou desde 2015: há quatro anos, as lojas online ficavam ativas por, em média, três meses (94 dias); hoje, comércios eletrônicos no País duram, em média, 487 dias, ou pouco mais de um ano e quatro meses.

 

LEIA TAMBÉM:

15/08/2019
BRICS: Telecomunicações são essenciais à economia digital

12/08/2019
Telebrasil participa do 5th encontro de ministros das Comunicações dos BRICS

25/07/2019
Brasil cai duas posições no Índice Global de Inovação

25/07/2019
Brasil tem 930 mil sites de comércio eletrônico

05/02/2019
BNDES seleciona 15 pilotos de Internet das Coisas para financiamento

10/10/2018
No BNDES, TICs são o pilar da mudança estratégica

10/10/2018
A hora é de preparar profissionais em quantidade e qualidade

09/10/2018
Confiança digital só acontecerá com união entre Governo, empresas e sociedade

09/10/2018
Brasil só recupera a competitividade com investimento em educação

09/10/2018
Revisão do modelo de formação de mão de obra é urgente no Brasil


 

Setor de telecom lança campanha de sustentabilidade pela fatura digital

Todos os meses, 76 milhões de clientes de serviços de telecom ainda recebem a fatura impressa. Em média, são 152 milhões de fol ...

LEIA MAIS



Bolsonaro: "Temos uma oportunidade ímpar de mudar o Brasil"

Presidente da República, Jair Bolsonaro, destacou que a Lei 13.879/19, que atualizou o marco Legal de Telecom, vai proporcionar ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte