Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

Anatel registra queda de 17,2% nas reclamações
Agência Telebrasil
13/08/2019

Todos os serviços ofertados - Telefonia fixa, Telefonia móvel pré e pós-paga, banda larga fixa e TV por Assinatura registraram queda nas queixas dos consumidores. Essa redução é uma tendência verificada nos últimos quatro anos.

Em junho, o número de reclamações encaminhadas à Agência Nacional de Telecomunicações em relação aos serviços de telecomunicações registrou uma queda de 17,2% em relação a maio. Foram recebidas 218.356 reclamações no sexto mês do ano nos canais de atendimento da Agência. A tendência de queda nas queixas é resultado dos investimentos contínuos, de cerca de R$ 30 bilhões ao ano, especialmente em expansão de serviços, melhoria da qualidade e do relacionamento com os clientes.

Todos os principais serviços de telecomunicações acompanhados pela Anatel apresentaram redução em junho de 2019. A telefonia fixa com 44.686 reclamações em junho registrou queda de 22,1% em relação a maio, seguida da telefonia móvel pós-paga com 76.340 reclamações, menos 17,6%, da TV por Assinatura com 26.548 reclamações, menos 15,3%, da banda larga fixa com 41.867 reclamações, menos 15,1%, e da telefonia móvel pré-paga com 27.823 reclamações, menos 12,4%.

Um levantamento recente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indica uma redução de 28% no volume de reclamações junto ao órgão nos últimos quatro anos. Os Procons (Institutos de Defesa do Consumidor) também registraram 16% menos queixas relacionadas a serviços de telecomunicações entre 2016 e 2019.

Os consumidores apresentaram suas reclamações pela central telefônica do órgão regulador (55,7%) – acessível pelo 1331 –, pela página online (30,7%), pelo aplicativo móvel "Anatel Consumidor" (13,4%) e pelo atendimento pessoal nos escritórios da Anatel em todos os estados e no Distrito Federal (0,3%).
 
 
 

LEIA TAMBÉM:

14/08/2019
5G avança mais rápido que 4G e estará em metade dos dispositivos em três anos

13/08/2019
Anatel registra queda de 17,2% nas reclamações

12/08/2019
Telebrasil participa do 5th encontro de ministros das Comunicações dos BRICS

30/07/2019
Começa nesta quarta-feira, 31/07, o processo de cadastramento para atualizar dados de clientes do celular pré-pago em 10 Estados

11/07/2019
Segurança precisa considerar a experiência do usuário

19/06/2019
Ranking Cidades Amigas da Internet tem São José dos Campos na liderança e Porto Alegre como a melhor capital

17/06/2019
Prazo para recadastramento de clientes de celular pré-pago em Goiás é estendido até 5 de julho

23/05/2019
5G vai conectar coisas e pessoas, mas precisa de apoio

23/05/2019
Futuro da TV por assinatura depende de novas regras

22/05/2019
A economia digital é prioridade na agenda de companhias e governo




Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e Internet das Coisas. As aulas acontecem ...

LEIA MAIS



Especialistas descartam impacto de antenas e smartphones na saúde

Cobertura especial feita pela Newsletter Telebrasil mostra a falta de fundamento científico na onda de desinformação que avanço ...

LEIA MAIS



"Não há provas científicas contra antenas e telefones celulares", diz Renato Sabbatini

O CEO do Instituto Edumed e autor do relatório científico sobre o tema na Comissão Latino-americana de Altas Frequências e Saúd ...

LEIA MAIS



Potência de antenas celulares é muito baixa para causar danos à saúde

A afirmação é do diretor do Instituto Nacional de Telecomunicações, Carlos Nazareth Motta Marins. Ele refuta qualquer possibili ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte