Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil
  • 8, 15, 22 e 29 de setembro, 2020 - Evento Digital

Anatel registra queda de 17,2% nas reclamações
Agência Telebrasil
13/08/2019

Todos os serviços ofertados - Telefonia fixa, Telefonia móvel pré e pós-paga, banda larga fixa e TV por Assinatura registraram queda nas queixas dos consumidores. Essa redução é uma tendência verificada nos últimos quatro anos.

Em junho, o número de reclamações encaminhadas à Agência Nacional de Telecomunicações em relação aos serviços de telecomunicações registrou uma queda de 17,2% em relação a maio. Foram recebidas 218.356 reclamações no sexto mês do ano nos canais de atendimento da Agência. A tendência de queda nas queixas é resultado dos investimentos contínuos, de cerca de R$ 30 bilhões ao ano, especialmente em expansão de serviços, melhoria da qualidade e do relacionamento com os clientes.

Todos os principais serviços de telecomunicações acompanhados pela Anatel apresentaram redução em junho de 2019. A telefonia fixa com 44.686 reclamações em junho registrou queda de 22,1% em relação a maio, seguida da telefonia móvel pós-paga com 76.340 reclamações, menos 17,6%, da TV por Assinatura com 26.548 reclamações, menos 15,3%, da banda larga fixa com 41.867 reclamações, menos 15,1%, e da telefonia móvel pré-paga com 27.823 reclamações, menos 12,4%.

Um levantamento recente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indica uma redução de 28% no volume de reclamações junto ao órgão nos últimos quatro anos. Os Procons (Institutos de Defesa do Consumidor) também registraram 16% menos queixas relacionadas a serviços de telecomunicações entre 2016 e 2019.

Os consumidores apresentaram suas reclamações pela central telefônica do órgão regulador (55,7%) – acessível pelo 1331 –, pela página online (30,7%), pelo aplicativo móvel "Anatel Consumidor" (13,4%) e pelo atendimento pessoal nos escritórios da Anatel em todos os estados e no Distrito Federal (0,3%).
 
 
 

LEIA TAMBÉM:

06/08/2020
Painel Telebrasil 2020 será 100% digital

27/07/2020
Entidades se manifestam em prol da conectividade no Brasil

24/07/2020
Porto Alegre quer ser a cidade da Internet e ser um exemplo para o Brasil

24/06/2020
Prestadoras de serviços de telecom investiram R$ 6,9 bi no 1º trimestre

17/06/2020
Fábio Faria assume o comando do Ministério das Comunicações

15/06/2020
Conectividade é plataforma para o desenvolvimento socioeconômico

15/06/2020
Telecom mostra ser essencial para apoiar a economia

15/06/2020
Digitalização abre oportunidades para a oferta de novos serviços

15/06/2020
Retomada brasileira passa pelos serviços de telecom

04/06/2020
Brasil soma 234 milhões de smartphones ativos


Painel Telebrasil 2020 - Evento Digital - 08, 15, 22 e 29 de setembro 

Banco Central anuncia regulamento do PIX em live do Jota com SindiTelebrasil

O diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central (BC), João Manoel Pinho de Mello, garante que o ...

LEIA MAIS



Vivo: digitalização aproxima ainda mais telecomunicações e sistema financeiro

Operadora diz que está negociando parcerias com instituições financeiras e vislumbra o potencial de oportunidades da transforma ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte