Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

Anatel diz que regulamentação não será entrave para Internet das Coisas
Agência Telebrasil
18/06/2019

De acordo com o superintendente de Planejamento e Regulamentação da agência, Nilo Pasquali, haverá simplificações nas regras de qualidade, numeração e outorgas, além de um trabalho de convencimento para a eliminação de taxas como o Fistel.

Em que pesem iniciativas que começam a ofertar serviços associados à Internet das Coisas (IoT), há bastante trabalho a ser feito para garantir um ambiente favorável a essa tecnologia no Brasil. Segundo o superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, Nilo Pasquali, o primeiro esforço é assegurar que as regras não dificultem o desenvolvimento da IoT no País.

“Estamos fazendo esse debate já há dois anos, e o objetivo é simplificar o que tem hoje na regulamentação para fomentar esse mercado e garantir que ele vai existir no Brasil com toda sua potencialidade. Temos que garantir que a regulamentação não será empecilho”, afirmou Pasquali.

Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, o superintendente da Anatel disse que ainda este ano vão avançar ajustes regulatórios que endereçam algumas das questões. “No segundo semestre, há a previsão de se colocar em consulta pública a revisão da regulamentação para simplificar aspectos de qualidade, de numeração, e esclarecer como as outorgas funcionam no ambiente de IoT”, adiantou.

Pasquali reconhece que é preciso dar um tratamento tributário, ainda que o tema não seja de competência do órgão regulador. “As discussões tributárias não envolvem apenas a agência, mas apontamos necessidades de alterações nessas questões que dificultam o mercado, e isso exige que o parlamento esteja engajado também.”

Há razões para algum otimismo, uma vez que a eliminação do Fistel para dispositivos de Internet das Coisas dá sinais de avançar no Congresso. “Temos a necessidade de zerar as taxas pelo menos para dispositivos IoT”, sentenciou. Assistam à entrevista com o superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, Nilo Pasquali.

Fistel - Fundo de Fiscalização das Telecomunicações

LEIA TAMBÉM:

02/08/2019
Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

26/07/2019
Transformação Digital para um novo Brasil é o tema da revista do Painel Telebrasil 2019

18/06/2019
Anatel diz que regulamentação não será entrave para Internet das Coisas

18/06/2019
LCA Consultores: Brasil Digital requer dar prioridade às telecomunicações

17/06/2019
Brasil precisa criar diretrizes em inteligência artificial

12/06/2019
Painel Telebrasil aponta caminhos para um novo ciclo de investimentos

12/06/2019
Qualcomm: 5G tem papel crucial na transformação digital e na competitividade da economia

11/06/2019
Transformação digital exige vontade política para destravar investimentos

11/06/2019
Huawei: TICs são a base da era das coisas conectadas e inteligentes

11/06/2019
Brasil Digital passa por uma mudança de cultura




Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e Internet das Coisas. As aulas acontecem ...

LEIA MAIS



Especialistas descartam impacto de antenas e smartphones na saúde

Cobertura especial feita pela Newsletter Telebrasil mostra a falta de fundamento científico na onda de desinformação que avanço ...

LEIA MAIS



"Não há provas científicas contra antenas e telefones celulares", diz Renato Sabbatini

O CEO do Instituto Edumed e autor do relatório científico sobre o tema na Comissão Latino-americana de Altas Frequências e Saúd ...

LEIA MAIS



Potência de antenas celulares é muito baixa para causar danos à saúde

A afirmação é do diretor do Instituto Nacional de Telecomunicações, Carlos Nazareth Motta Marins. Ele refuta qualquer possibili ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte