Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

5G é o tema prioritário para a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara
Agência Telebrasil
05/04/2019

O novo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, deputado Félix Mendonça Jr., sustenta que o 5G extrapola o setor de telecomunicações e que o País precisa decidir qual 5G quer ter para viabilizar as novas aplicações.

A agenda da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados está recheada de temas relacionados à internet e às telecomunicações. Mas o novo presidente da comissão, Félix Mendonça Jr. (PDT/BA), acredita que a tecnologia 5G vai dominar os debates.

"São muitos os assuntos. Como a questão das fake news, da deep web, os problemas que temos hoje com a internet vão ser discutidos. Também tem o problema de financiamento para pequenos provedores. A modificação ou não das rádios comunitárias – a ampliação da potência – é outro tema bastante polêmico aqui na casa", afirmou.

Na prática, a nova gestão da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados criou três subcomissões de trabalho para este ano: uma para assuntos relacionados à segurança cibernética, uma para tratar de biometria e privacidade, com o tema de reconhecimento facial à frente, e outra para empreendedorismo e inovação, com um olhar para a transformação digital.

Mas um assunto promete ser mobilizador dos debates: o 5G. O presidente da CCT da Câmara observou à Newsletter da Telebrasil que o 5G permitirá novas aplicações nas áreas de saúde, educação e no ensino a distância e colocará ainda mais em evidência o uso do reconhecimento facial. Para Félix Mendonça Jr., a importância da quinta geração extrapola o setor de telecomunicações.

"O 5G não é algo que vamos sentir apenas nas telecomunicações, no telefone. A tecnologia aumenta a capacidade de transmissão e diminui a latência. Então, vai poder ser utilizada na medicina, no direcionamento de transportes, nos carros autônomos. Precisamos decidir qual 5G vamos ter no Brasil." Assistam à entrevista com o presidente da CCT da Câmara Federal, deputado Félix Mendonça Jr.

CCT - Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática

LEIA TAMBÉM:

19/11/2019
5G é a grande oportunidade para ampliar a cobertura

18/11/2019
Testes comprovam a viabilidade técnica da convivência entre o 5G e parabólicas

06/11/2019
5G exige segurança para garantir o retorno para o investimento

09/09/2019
Cobertura rural do 5G exige soluções que atendam ao agronegócio

09/09/2019
Com escala, 5G terá smartphone de US$ 200 em dois anos

09/09/2019
Brasil precisa buscar a produtividade com o 5G

09/09/2019
Metas de cobertura são estratégicas no 5G

18/06/2019
Anatel diz que regulamentação não será entrave para Internet das Coisas

11/06/2019
Huawei: TICs são a base da era das coisas conectadas e inteligentes

11/06/2019
Nokia: Para trazer mais investimentos, o Brasil precisa de reformas macro e microeconômicas




Fique Antenado! E entenda o papel das antenas na economia digital

Portal criado pelo SindiTelebrasil reúne conteúdos e dicas para esclarecer a população, prefeituras e vereadores sobre a instal ...

LEIA MAIS



Futuro do trabalho: Saiba quais são os 10 comportamentos essenciais para ser um profissional em TICs

Inteligência emocional, pensamento analítico, criatividade são alguns dos comportamentos exigidos no novo modelo de trabalho. E ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte