" /> Proposta do Centro de Cidadania Fiscal prevê extinção de impostos e criação de IVA único - Agência Telebrasil - Especial Faixa Tributária


Agência Telebrasil
Expediente

Especial Faixa Tributária

Proposta do Centro de Cidadania Fiscal prevê extinção de impostos e criação de IVA único
Agência Telebrasil
18/06/2018

Estudo elaborado pela entidade eliminaria ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins. “Nossa proposta é de uma reforma neutra, mas que dê transparência ao cidadão e permita discutir o tamanho do Estado", explica o diretor do CCiF, Eurico de Santi.

Em busca de saídas para o labirinto fiscal brasileiro, especialistas e representantes do setor de telecomunicações debateram a proposta de mudanças tributárias apresentadas pelo Centro de Cidadania Fiscal, centrada na eliminação de cinco tributos – ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins – e a adoção de um sistema de IVA (Imposto de Valor Agregado), com alíquota única.

“Nossa proposta é de uma reforma neutra, mas que dê transparência ao cidadão e permita discutir o tamanho do Estado. É uma mudança na qualidade do sistema: criar um só sistema tributário, especialmente na tributação sobre consumo, unificar a tributação sobre bens e serviços, acabar com 5.560 ISS, com 27 ICMS, acabar com PIS/Cofins, acabar com IPI. Fazer um grande tributo sobre bens e serviços no modelo IVA”, defendeu o diretor do CCiF, Eurico de Santi.

O executivo, que assina o estudo do Centro de Cidadania Fiscal, ao lado de Bernard Appy, Isaias Coelho e Nelson Machado, lembrou que não faz mais sentido alíquotas distintas. “A proposta é de alíquota única. Ela acaba com a diferença entre bens e serviços, algo maluco que se dissolveu na era digital”, insistiu.

Outra ideia é reduzir o Imposto de Renda Pessoa Jurídica. “Também estamos trabalhando em um grupo criado pela Câmara para repensar o imposto de renda corporativo, de forma a reduzir as alíquotas de 34% para algo perto de 21%, 22%, mais próximas das alíquotas internacionais. Mas para reduzir isso teria que aumentar o Imposto de Renda da Pessoa Física, o que, sabemos, terá de ser debatido". Eurico de Santi participou do debate A Reforma Tributária e o Brasil Digital , na faixa Reforma Tributária, realizada no Painel Telebrasil 2018. Assistam à apresentação.

LEIA TAMBÉM:

11/07/2019
Imposto zero é fundamental para o País entrar na onda da Internet das Coisas

18/06/2019
LCA Consultores: Brasil Digital requer dar prioridade às telecomunicações

12/06/2019
Painel Telebrasil aponta caminhos para um novo ciclo de investimentos

11/06/2019
Prestadoras são os grandes atores da plataforma digital

11/06/2019
Aprovação do PLC 79/16 é essencial para políticas públicas de inclusão digital

07/05/2019
PLC 79/16 é a principal reforma microeconômica na agenda do Congresso

07/05/2019
Redução de imposto aumenta poder de compra do consumidor e libera mais investimentos das empresas

07/05/2019
Brasil precisa simplificar o sistema tributário para deslanchar a economia

13/03/2019
Anatel: cobrança do Fistel inviabiliza Internet das Coisas no Brasil

17/09/2018
Telebrasil participa de debate sobre programa de fomentos para o período 2019/2022 no Rio Info 2018






Na era digital, o Brasil é o país que mais cobra impostos sobre os serviços aos consumidores

Serviços bons e mais baratos dependem de políticas públicas que permitam baixar a carga de quase 50% de impostos paga hoje pelo ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte