Formação de capital humano para a transformação digital -  Especial - Agência Telebrasil

Tecnologia é dependente das pessoas para responder às demandas da indústria 4.0

09/04/2019

Tecnologia por si só não vai responder a todas as necessidades da indústria 4.0, e é hora de o Brasil criar um ecossistema unindo pessoas, governos e indústrias para se construir uma agenda efetiva de desenvolvimento. "A capacitação de mão de obra é essencial. Precisamos entender onde estamos, entender como estão as pequenas e médias indústrias", salienta o vice-presidente de Indústria da Schneider, Cristiano dos Anjos.

À Telebrasil, Cristiano dos Anjos lembrou que há uma disparidade de nível entre as indústrias com relação à digitalização, e o ideal seria homogeneizar as iniciativas para se ter um caminhar mais acelerado. "A Casa Granado aplicou realidade aumentada para dar agilidade aos operadores de chão de fábrica, atenta à internacionalização. São passos assim que fazem um país mudar", acrescenta o executivo.

Sobre o uso de robôs e um possível impacto no desemprego no País, o vice-presidente da Schneider diz que com a digitalização cada vez mais os robôs vão fazer papel de robôs e os humanos de humanos. "A máquina sempre vai ser uma máquina. E o ser humano será sempre um ser humano. A história prova isso."

A digitalização e os seus impactos na sociedade serão debatidos no Painel Telebrasil 2019, que acontece de 21 a 23 de maio, em Brasília. Assistam à entrevista com o vice-presidente de Indústria da Schneider, Cristiano dos Anjos.

Futuro do trabalho: Saiba quais são os 10 comportamentos essenciais para ser um profissional em TICs

Inteligência emocional, pensamento analítico, criatividade são alguns dos comportamentos exigidos no novo modelo de trabalho. Estudo do Fórum Econômico Mundial mostra que, em cinco anos, mais de um terço das habilidades necessárias vai mudar.

Ler, informar e estudar: o tripé essencial do profissional buscado no mercado

O Brasil vive um paradoxo onde muitas pessoas estão à procura de emprego e não acham, e ao mesmo tempo, as empresas têm dificuldades para encontrar o candidato adequado, observa Mônica Flores, presidente da ManpowerGroup para a América Latina.

Brasil padece de boa formação dos professores em inglês

A partir de 2020, as aulas de inglês serão obrigatórias para estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o fim do ensino médio, mas muitos professores estão longe de estarem preparados para ensinarem a língua estrangeira.

Jovem de 18 anos cria modelo de alfabetização a partir do uso da robótica

Filha de pescador e dona de casa, Ivia Tainá está à frente de um projeto que une a tecnologia à educação em Santa Luzia do Itanhy, no Sul do Sergipe.


Formação de capital humano para a transformação digital - clique aqui e veja todo o especial.

Agência Telebrasil
Copyright © 2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte