Formação de capital humano para a transformação digital -  Especial - Agência Telebrasil

Tecnologia é dependente das pessoas para responder às demandas da indústria 4.0

09/04/2019

Tecnologia por si só não vai responder a todas as necessidades da indústria 4.0, e é hora de o Brasil criar um ecossistema unindo pessoas, governos e indústrias para se construir uma agenda efetiva de desenvolvimento. "A capacitação de mão de obra é essencial. Precisamos entender onde estamos, entender como estão as pequenas e médias indústrias", salienta o vice-presidente de Indústria da Schneider, Cristiano dos Anjos.

À Telebrasil, Cristiano dos Anjos lembrou que há uma disparidade de nível entre as indústrias com relação à digitalização, e o ideal seria homogeneizar as iniciativas para se ter um caminhar mais acelerado. "A Casa Granado aplicou realidade aumentada para dar agilidade aos operadores de chão de fábrica, atenta à internacionalização. São passos assim que fazem um país mudar", acrescenta o executivo.

Sobre o uso de robôs e um possível impacto no desemprego no País, o vice-presidente da Schneider diz que com a digitalização cada vez mais os robôs vão fazer papel de robôs e os humanos de humanos. "A máquina sempre vai ser uma máquina. E o ser humano será sempre um ser humano. A história prova isso."

A digitalização e os seus impactos na sociedade serão debatidos no Painel Telebrasil 2019, que acontece de 21 a 23 de maio, em Brasília. Assistam à entrevista com o vice-presidente de Indústria da Schneider, Cristiano dos Anjos.

Só com mão de obra capacitada, o Brasil terá uma agricultura 4.0

Com o maior uso de tecnologia, há uma demanda significativa de profissionais para o campo com o domínio de TICs, diz a chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Massurhá.

Raízen leva transformação digital ao trabalhador do campo

Fruto da junção dos negócios da Shell e da Cosan, a companhia investiu em um hub de inovação para fazer a sua transformação digital. “Esse é um processo demorado e constante”, adverte o CIO da Raízen, José Eduardo Massad.

Escola nacional será base de formação de militares e civis em defesa cibernética

Projeto do Exército transforma núcleo que dá cursos em parcerias para uma faculdade de graduação e pós-graduação, explica o coronel Paulo Sérgio Reis Filho.

Economia mais digital exige investimento em formação de mão de obra

Para se ter uma economia mais moderna e inovadora, o Brasil precisa ter políticas públicas pra especializar profissionais à nova era, diz o secretario de inovação do Ministério da Economia, Caio Megale.


Formação de capital humano para a transformação digital - clique aqui e veja todo o especial.

Agência Telebrasil
Copyright © 2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte