Formação de capital humano para a transformação digital -  Especial - Agência Telebrasil

Educação de hoje é incapaz de formar os talentos exigidos pelas novas tecnologias

09/04/2019

Os modelos existentes no Brasil não são capazes de formar os talentos necessários para atender às demandas exigidas pela Inteligência Artificial, computação em nuvem e segurança cibernética, entre outras, sustenta o vice-presidente de Cloud da IBM Brasil, Marcelo Braga. Segundo ele, a velocidade da transformação da tecnologia exige uma postura diferente e uma grade curricular atualizada o quanto antes.

"O mundo mudou. As empresas demandam por cientistas de dados, que é uma profissão que não existe nas universidades e é uma demanda que pode ser atendida por quem tem competência técnica. O diploma superior é absolutamente válido, mas um bom técnico pode valer tanto quanto um profissional formado na universidade. O que vale hoje é o conhecimento, não é o título", sublinha.

A própria IBM teve de refazer o seu modelo de contratação para se adequar à nova era digital, uma vez que excelentes programadores foram os melhores especialistas recrutados para inteligência artificial e a maioria deles não tinha curso universitário.

"Tivemos que rever a política de carreira e foi muito bom. O modelo de contratação foi alterado para valorizar o conhecimento."

Quais serão os modelos ideais para reduzir o déficit de mão de obra para TI e Telecomunicações no Brasil diante da jornada digital? Essa é uma das questões a serem debatidas no Painel Telebrasil 2019, que acontece de 21 a 23 de maio, em Brasília. Assistam à entrevista com o VP de Cloud da IBM Brasil, Marcelo Braga.

Só com mão de obra capacitada, o Brasil terá uma agricultura 4.0

Com o maior uso de tecnologia, há uma demanda significativa de profissionais para o campo com o domínio de TICs, diz a chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Massurhá.

Raízen leva transformação digital ao trabalhador do campo

Fruto da junção dos negócios da Shell e da Cosan, a companhia investiu em um hub de inovação para fazer a sua transformação digital. “Esse é um processo demorado e constante”, adverte o CIO da Raízen, José Eduardo Massad.

Escola nacional será base de formação de militares e civis em defesa cibernética

Projeto do Exército transforma núcleo que dá cursos em parcerias para uma faculdade de graduação e pós-graduação, explica o coronel Paulo Sérgio Reis Filho.

Economia mais digital exige investimento em formação de mão de obra

Para se ter uma economia mais moderna e inovadora, o Brasil precisa ter políticas públicas pra especializar profissionais à nova era, diz o secretario de inovação do Ministério da Economia, Caio Megale.


Formação de capital humano para a transformação digital - clique aqui e veja todo o especial.

Agência Telebrasil
Copyright © 2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte