Formação de capital humano para a transformação digital -  Especial - Agência Telebrasil

Economia mais digital exige investimento em formação de mão de obra

09/05/2019

A simplificação dos processos da economia é crucial para que o Brasil possa avançar e criar um cenário mais positivo, diz o secretario de inovação do Ministério da Economia, Caio Megale. À Telebrasil, Megale assume que a carga tributária prejudica a competitividade brasileira, mas afirma que sem as reformas estruturantes, como o da Previdência, não há espaço para a redução de impostos.

Megale, no entanto, diz que é possível, sim, simplificar os processos da economia, com medidas pontuais, um começo da adequação à era da transformação. Em um trabalho de mais longo prazo, a direção é ter uma economia mais moderna, inovadora, mais digital e que tenha a tecnologia como pilar estruturante.

"Esse é um trabalho de mais longo prazo, mas temos de investir em infraestrutura de conectividade, de logística, e na capacitação de mão de obra para alcançar os frutos desejados", sintetiza o economista. Assistam a entrevista com Caio Megale.

Hospital Santa Paula investe na personalização do atendimento com transformação digital

Instituição adota novas tecnologias, mas, mais do que tudo, investe na qualificação do profissional para lidar com as novas ferramentas. “Mas lidamos com a carência de especialistas em áreas como big data e Inteligência Artificial”, lamenta o líder do projeto de digitalização, doutor Moacyr Campos.

Só com mão de obra capacitada, o Brasil terá uma agricultura 4.0

Com o maior uso de tecnologia, há uma demanda significativa de profissionais para o campo com o domínio de TICs, diz a chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Massurhá.

Raízen leva transformação digital ao trabalhador do campo

Fruto da junção dos negócios da Shell e da Cosan, a companhia investiu em um hub de inovação para fazer a sua transformação digital. “Esse é um processo demorado e constante”, adverte o CIO da Raízen, José Eduardo Massad.

Escola nacional será base de formação de militares e civis em defesa cibernética

Projeto do Exército transforma núcleo que dá cursos em parcerias para uma faculdade de graduação e pós-graduação, explica o coronel Paulo Sérgio Reis Filho.


Formação de capital humano para a transformação digital - clique aqui e veja todo o especial.

Agência Telebrasil
Copyright © 2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte