Formação de capital humano para a transformação digital -  Especial - Agência Telebrasil

Competitividade brasileira virá com mão de obra mais qualificada

11/07/2019

O momento é particularmente importante para o Brasil encontrar o seu lugar como economia competitiva diante da transformação digital. É o que afirma o vice-presidente da Fenainfo, Rafael Sebben. Para ele, a competitividade é um fator diretamente ligado à qualificação profissional.

“Nossas empresas precisam de maior relevância, e a mão de obra é fundamental para que elas possam se destacar tanto no mercado interno quanto externo. Representamos 2,5% do mercado mundial de TICs, muito aquém da ambição que temos de chegar a 8%, 9% desse mercado. Estamos devendo para a economia nacional”, avalia Sebben.

A entidade defende a aprovação do projeto de lei 10.762/18, que cria o serviço de aprendizagem da indústria de TICs. “O projeto vai muito além da formação de obra apenas para o setor de TICs. Estamos falando do fator de competitividade do País. Competitividade dentro da indústria 4.0, competitividade para fora do Brasil”, insiste. Assistam à entrevista.

Fenainfo - Federação Nacional das Empresas de Informática
TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação

Nos próximos três anos, Brasil terá de recapacitar 7,2 milhões de profissionais por conta da Inteligência artificial

Pesquisa mostra que o perfil de profissional buscado pelo mercado se transformou nos últimos dois anos. Os recursos técnicos são relevantes, mas passaram a ter mais importância habilidades como 'gerenciamento de tempo e capacidade de priorizar' e 'disposição de ser flexível, ágil e adaptável às mudanças'.

Existem mais de 2 mil vagas abertas para DevOps no Brasil

Mercado busca por profissionais que têm uma visão geral de infraestrutura de tecnologia, afirma o gerente do Linux Professional Institute, Eduardo Lima.

Futuro da indústria de petróleo e gás passa pelo trabalhador digital

Inteligência artificial e ciência de dados estão entre as especialidades mais procuradas no segmento para acelerar a tomada de decisões mais assertivas ao negócio.

Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e Internet das Coisas. As aulas acontecem por meio de aprendizado à distância e cursos presenciais. Para 2019, a meta da companhia é treinar 1000 pessoas.


Formação de capital humano para a transformação digital - clique aqui e veja todo o especial.

Agência Telebrasil
Copyright © 2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte