Formação de capital humano para a transformação digital -  Especial - Agência Telebrasil

Bancos gastaram R$ 38,4 milhões com treinamento de pessoas em TICs

09/05/2019

Uma das estratégias dos bancos no Brasil em 2018 foi o de investir no treinamento de pessoas em tecnologia fora da chamada área de TI, sinalizou o diretor de Tecnologia da Federação Brasileira de Bancos, Febraban, Gustavo Fosse. Em 2018, as instituições financeiras investiram R$ 38,4 milhões com treinamento de funcionários. Isso significou que foram treinadas 63 mil pessoas, com 1,3 milhão de horas investidas na capacitação profissional, revelou a 27ª edição da Pesquisa de Tecnologia Bancária 2019.

O estudo mostra que o número de transações bancárias feitas pelo celular em 2018 cresceu 24% em relação ao ano anterior e os aplicativos dos bancos foram o canal preferido dos brasileiros para fazer pagamento de contas, transferências de dinheiro e outras transações financeiras. O aumento na quantidade de transações com movimentações financeiras por celular chegou a quase 80% no ano passado. Hoje, de cada 10 transações, com ou sem movimentação financeira, 6 são feitas por meios digitais – celular ou computador.

Em entrevista à Telebrasil, o diretor de Tecnologia da Febraban, Gustavo Fosse, disse que quem vai consumir os modelos de dados são os funcionários das organizações. "Os funcionários precisam estar prontos para trabalhar com esses dados, eles precisam ser treinados e há muita pouca resistência", comemora. Assistam a entrevista com Gustavo Fosse, diretor de Tecnologia da Febraban.

Brasil tem de ensinar as profissões do futuro

Para aproveitar a oportunidade da digitalização da economia, é obrigatório investir na formação de mão de obra, segundo o deputado federal Vinicius Poit.

Congresso precisa se sensibilizar para demanda de mão de obra em TICs

Responsável pelo projeto de lei 10.762/18, que cria o serviço social de aprendizagem das TICs, o deputado Alex Santana diz que busca um caminho para atender à necessidade de qualificação profissional em tecnologia.

Hospital Santa Paula faz transformação digital

Instituição adota novas tecnologias, mas, mais do que tudo, investe na qualificação do profissional para lidar com as novas ferramentas. “Mas lidamos com a carência de especialistas em áreas como big data e Inteligência Artificial”, lamenta o líder do projeto de digitalização, doutor Moacyr Campos.

Só com mão de obra capacitada, o Brasil terá uma agricultura 4.0

Com o maior uso de tecnologia, há uma demanda significativa de profissionais para o campo com o domínio de TICs, diz a chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Massurhá.


Formação de capital humano para a transformação digital - clique aqui e veja todo o especial.

Agência Telebrasil
Copyright © 2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte