Formação de capital humano para a transformação digital -  Especial - Agência Telebrasil

Bancos gastaram R$ 38,4 milhões com treinamento de pessoas em TICs

09/05/2019

Uma das estratégias dos bancos no Brasil em 2018 foi o de investir no treinamento de pessoas em tecnologia fora da chamada área de TI, sinalizou o diretor de Tecnologia da Federação Brasileira de Bancos, Febraban, Gustavo Fosse. Em 2018, as instituições financeiras investiram R$ 38,4 milhões com treinamento de funcionários. Isso significou que foram treinadas 63 mil pessoas, com 1,3 milhão de horas investidas na capacitação profissional, revelou a 27ª edição da Pesquisa de Tecnologia Bancária 2019.

O estudo mostra que o número de transações bancárias feitas pelo celular em 2018 cresceu 24% em relação ao ano anterior e os aplicativos dos bancos foram o canal preferido dos brasileiros para fazer pagamento de contas, transferências de dinheiro e outras transações financeiras. O aumento na quantidade de transações com movimentações financeiras por celular chegou a quase 80% no ano passado. Hoje, de cada 10 transações, com ou sem movimentação financeira, 6 são feitas por meios digitais – celular ou computador.

Em entrevista à Telebrasil, o diretor de Tecnologia da Febraban, Gustavo Fosse, disse que quem vai consumir os modelos de dados são os funcionários das organizações. "Os funcionários precisam estar prontos para trabalhar com esses dados, eles precisam ser treinados e há muita pouca resistência", comemora. Assistam a entrevista com Gustavo Fosse, diretor de Tecnologia da Febraban.

Futuro do trabalho: Saiba quais são os 10 comportamentos essenciais para ser um profissional em TICs

Inteligência emocional, pensamento analítico, criatividade são alguns dos comportamentos exigidos no novo modelo de trabalho. Estudo do Fórum Econômico Mundial mostra que, em cinco anos, mais de um terço das habilidades necessárias vai mudar.

Ler, informar e estudar: o tripé essencial do profissional buscado no mercado

O Brasil vive um paradoxo onde muitas pessoas estão à procura de emprego e não acham, e ao mesmo tempo, as empresas têm dificuldades para encontrar o candidato adequado, observa Mônica Flores, presidente da ManpowerGroup para a América Latina.

Brasil padece de boa formação dos professores em inglês

A partir de 2020, as aulas de inglês serão obrigatórias para estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o fim do ensino médio, mas muitos professores estão longe de estarem preparados para ensinarem a língua estrangeira.

Jovem de 18 anos cria modelo de alfabetização a partir do uso da robótica

Filha de pescador e dona de casa, Ivia Tainá está à frente de um projeto que une a tecnologia à educação em Santa Luzia do Itanhy, no Sul do Sergipe.


Formação de capital humano para a transformação digital - clique aqui e veja todo o especial.

Agência Telebrasil
Copyright © 2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte