Formação de capital humano para a transformação digital -  Especial - Agência Telebrasil

Bancos gastaram R$ 38,4 milhões com treinamento de pessoas em TICs

09/05/2019

Uma das estratégias dos bancos no Brasil em 2018 foi o de investir no treinamento de pessoas em tecnologia fora da chamada área de TI, sinalizou o diretor de Tecnologia da Federação Brasileira de Bancos, Febraban, Gustavo Fosse. Em 2018, as instituições financeiras investiram R$ 38,4 milhões com treinamento de funcionários. Isso significou que foram treinadas 63 mil pessoas, com 1,3 milhão de horas investidas na capacitação profissional, revelou a 27ª edição da Pesquisa de Tecnologia Bancária 2019.

O estudo mostra que o número de transações bancárias feitas pelo celular em 2018 cresceu 24% em relação ao ano anterior e os aplicativos dos bancos foram o canal preferido dos brasileiros para fazer pagamento de contas, transferências de dinheiro e outras transações financeiras. O aumento na quantidade de transações com movimentações financeiras por celular chegou a quase 80% no ano passado. Hoje, de cada 10 transações, com ou sem movimentação financeira, 6 são feitas por meios digitais – celular ou computador.

Em entrevista à Telebrasil, o diretor de Tecnologia da Febraban, Gustavo Fosse, disse que quem vai consumir os modelos de dados são os funcionários das organizações. "Os funcionários precisam estar prontos para trabalhar com esses dados, eles precisam ser treinados e há muita pouca resistência", comemora. Assistam a entrevista com Gustavo Fosse, diretor de Tecnologia da Febraban.

Nos próximos três anos, Brasil terá de recapacitar 7,2 milhões de profissionais por conta da Inteligência artificial

Pesquisa mostra que o perfil de profissional buscado pelo mercado se transformou nos últimos dois anos. Os recursos técnicos são relevantes, mas passaram a ter mais importância habilidades como 'gerenciamento de tempo e capacidade de priorizar' e 'disposição de ser flexível, ágil e adaptável às mudanças'.

Existem mais de 2 mil vagas abertas para DevOps no Brasil

Mercado busca por profissionais que têm uma visão geral de infraestrutura de tecnologia, afirma o gerente do Linux Professional Institute, Eduardo Lima.

Futuro da indústria de petróleo e gás passa pelo trabalhador digital

Inteligência artificial e ciência de dados estão entre as especialidades mais procuradas no segmento para acelerar a tomada de decisões mais assertivas ao negócio.

Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e Internet das Coisas. As aulas acontecem por meio de aprendizado à distância e cursos presenciais. Para 2019, a meta da companhia é treinar 1000 pessoas.


Formação de capital humano para a transformação digital - clique aqui e veja todo o especial.

Agência Telebrasil
Copyright © 2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte